Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inadimplência no mercado de crédito brasileiro sobe a 5% em outubro, diz BC

Com o resultado, o calote no mercado de crédito chegou ao maior patamar em mais de 2 anos

Economia|

No segmento, que conta com taxas de juros definidas livremente pelas instituições financeiras, a inadimplência foi a 5%
No segmento, que conta com taxas de juros definidas livremente pelas instituições financeiras, a inadimplência foi a 5% No segmento, que conta com taxas de juros definidas livremente pelas instituições financeiras, a inadimplência foi a 5%

A inadimplência no mercado de crédito no país no segmento de recursos livres subiu em outubro, alcançando o maior patamar em mais de dois anos, em meio ao cenário marcado por recessão, inflação e juros elevados, combinação que vem pressionando o bolso do consumidor e sua capacidade de pagamento.

No segmento, que conta com taxas de juros definidas livremente pelas instituições financeiras, a inadimplência foi a 5%, ante 4,9% em setembro, nível mais alto desde maio de 2013 (5,1%), informou o BC (Banco Central) nesta sexta-feira (27).

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Publicidade

O spread bancário, diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelos bancos ao consumidor final, foi a 33,3 pontos percentuais no segmento de recursos livres, recorde da série histórica iniciada em 2011.

Os juros médios do mesmo segmento também renovaram o nível mais alto da série, a 47,9%, num reflexo do encarecimento generalizado dos financiamentos.

Publicidade

Na quarta-feira, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC manteve a taxa básica de juros em 14,25% ao ano, mas na primeira decisão dividida em mais de um ano, com dois membros votando pela alta de 0,5 ponto percentual.

A falta de consenso levou o mercado a acreditar que uma nova alta na Selic virá antes do esperado, podendo ocorrer até mesmo no início de 2016, a despeito da fraca atividade econômica.

Publicidade

Isso porque as expectativas para a inflação seguem em trajetória ascendente, alimentadas também pela desconfiança dos agentes com o cenário fiscal e político do país.

Esse panorama também tem feito os bancos serem mais cautelosos na concessão de empréstimos, principalmente em relação a anos anteriores.

Em outubro, ainda segundo o BC, o estoque total de crédito no Brasil, que inclui recursos livres e direcionados, caiu 0,1% sobre setembro, a R$ 3,157 trilhões, correspondente a 54,7% do PIB (Produto Interno Bruto).

Para 2015, o BC projeta crescimento de 9% no saldo total do crédito no país, ante alta de 11,3% em 2014, que já havia sido o menor ritmo de expansão desde 2007.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.