Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inadimplentes alegam sofrer impacto emocional por conta das dívidas

Ansiedade foi o sentimento negativo mais presente, citado por 78% dos brasileiros com contas em atraso, mostram SPC e CNDL

Economia|Do R7

Frustrações provocadas pelas dívidas não se restringem ao campo financeiro
Frustrações provocadas pelas dívidas não se restringem ao campo financeiro Frustrações provocadas pelas dívidas não se restringem ao campo financeiro

O endividamento é um problema que afeta não apenas a vida financeira, mas também a saúde física e mental dos endividados. De acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), quase a totalidade dos inadimplentes (97%) afirmaram ter sofrido com algum tipo de sentimento negativo ao descobrir que estavam endividados.

O transtorno mais citado foi a ansiedade, que atingiu oito em cada dez entrevistados (78%). Não muito longe em termos de proporção, também estiveram presentes na vida daqueles que se viram inadimplentes: angústia (75%), stress ou irritação (71%), vergonha (71%) e tristeza e desânimo (69%).

O presidente da CNDL, José César da Costa, avalia que as frustrações e incertezas provocadas pela inadimplência não se restringem ao campo financeiro, com impacto significativo também na saúde física e emocional dos endividados.

"É importante que o consumidor que estiver enfrentando esse tipo de situação busque ajuda de amigos e parentes ou de especialistas para encontrar uma solução para as dívidas. Negociar requer racionalidade e equilíbrio”, destaca Costa.

Publicidade

Padrão de vida

O estudo mostra ainda que 90% dos inadimplentes relataram terem sofrido o impacto das dívidas no padrão de vida. Desses, 44% relatam que a vida foi totalmente afetada.

Por causa das dívidas atrasadas, 20% evitam fazer compras a prazo, 17% começaram a fazer um controle rígido dos ganhos e gastos, 16% têm evitado comprar itens de vestuário e 14% evitam sair com pessoas que gostam de gastar e possam incentivá-los a fazer compras.

A maioria dos consumidores endividados (73%) afirmaram que tentaram tomar algum tipo de crédito no último ano, sendo que 58% queriam pagar dívidas e 24% comprar alguma coisa. Entre eles, três de cada quatro (74%) conseguiram os recursos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.