Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Indicador antecedente de emprego atinge maior nível em um ano

Resultado positivo mostra manutenção do cenário positivo para o mercado de trabalho com distanciamento da pandemia do radar dos empresários, avalia FGV

Economia|Do R7

Indicador Antecedente de Emprego alcança os 83,8 pontos
Indicador Antecedente de Emprego alcança os 83,8 pontos Indicador Antecedente de Emprego alcança os 83,8 pontos

O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego), índice utilizado para antecipar os rumos do mercado de trabalho no Brasil, avançou 1,5 ponto em setembro, para 83,8 pontos. Trata-se do nível mais alto desde outubro do ano passado (87,1 pontos), mostram dados revelados nesta quarta-feira (5) pela FGV (Fundação Getelio Vargas).

Para Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), o atual patamar do indicador ainda exige cautela, mas sua trajetória favorável nesse trimestre indica um cenário positivo para o mercado de trabalho.

"Com a pandemia cada vez mais distante do radar, a economia vai ditar o ritmo do mercado de trabalho. No curto prazo, ainda é possível novos resultados positivos, mas a virada para 2023 tende a trazer novas oscilações junto da desaceleração da atividade econômica", avalia ele.

Em setembro, quatro dos sete componentes do IAEmp contribuíram para o resultado positivo do indicador, com destaques para os indicadores de Tendência dos Negócios e de Situação Atual dos Negócios da Indústria e do indicador de Emprego Previsto de Serviços.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.