Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índice usado para reajustar salários e aposentadorias tem alta de 0,77% em fevereiro

No cálculo do INPC, os produtos alimentícios desaceleraram de 0,52% em janeiro para 0,04% neste mês, segundo informou o IBGE

Economia|Do R7

Em fevereiro, a alta dos preços dos alimentos foi menor que no mês anterior
Em fevereiro, a alta dos preços dos alimentos foi menor que no mês anterior Em fevereiro, a alta dos preços dos alimentos foi menor que no mês anterior

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) teve alta de 0,77% em fevereiro, acima da variação de 0,46% registrada no mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na manhã desta sexta-feira (10). Esse índice mede a inflação e o poder de compra da população de renda mais baixa e costuma ser usado para reajustar salários, corrigir o valor da aposentadoria e definir o salário mínimo

No ano, o INPC acumula alta de 1,23% e, nos últimos 12 meses, de 5,47%, abaixo dos 5,71% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2022, a taxa foi de 1%.

Os produtos alimentícios desaceleraram de 0,52% em janeiro para 0,04% em fevereiro. Com os produtos não alimentícios ocorreu o inverso: em fevereiro foi registrada alta de 1,01%, frente ao resultado de 0,44% observado em janeiro. 

Todas as áreas tiveram variação positiva no índice em fevereiro. O menor resultado foi registrado em Brasília (0,34%), onde pesaram as quedas nos preços da gasolina (-2,43%) e nas passagens aéreas (-10,06%). A maior variação, por sua vez, ocorreu em Curitiba (1,02%), puxada pelas altas de 6,22% da energia elétrica residencial e de 3,37% da gasolina.

Publicidade

Para o cálculo do índice do mês, o IBGE comparou os preços coletados entre 28 de janeiro e 28 de fevereiro de 2023 (período de referência) com os preços vigentes de 28 de dezembro de 2022 a 27 de janeiro de 2023 (base).

O INPC se refere às famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.