Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Investimento estrangeiro direto atinge menor nível em 15 anos e China ultrapassa EUA, segundo OCDE

MACRO-GLOBAL-OCDE:Investimento estrangeiro direto atinge menor nível em 15 anos e China ultrapassa EUA, segundo OCDE

Economia|

PARIS (Reuters) - O investimento estrangeiro direto (IED) caiu para o seu menor nível em 15 anos no ano passado e a China, uma das poucas grandes economias a alcançar crescimento, ultrapassou os Estados Unidos como principal destino de investimento estrangeiro, mostraram dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta sexta-feira.

À medida que o coronavírus causava estragos na economia mundial, os fluxos globais de IED caíram 38% em 2020, para 846 bilhões de dólares, o nível mais baixo desde 2005, de acordo com a OCDE com sede em Paris.

Isso representa apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) global, nível não visto desde 1999.

Uma recuperação nas atividades de fusões e aquisições transfronteiriças no final de 2020 até agora, neste ano, pode alimentar uma recuperação do IED em 2021, disse a OCDE.

Publicidade

A China ultrapassou os Estados Unidos no ano passado como principal destino de investimento estrangeiro, enquanto grandes regiões do país eram fechadas devido à pandemia.

Índia e Luxemburgo, onde muitas empresas-fantasmas estão legalmente registradas, seguem como os principais destinos de entrada, informou a OCDE.

(Por Leigh Thomas)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.