IPVA em SP: pagamento sem multa para placas de final 7 termina hoje

Imposto pode ser pago em terminais de autoatendimento, internet ou agências bancárias

Do R7

Motoristas que perderem o prazo terão que pagar multa de 0,33% por dia de atraso Getty Images

Os donos de veículos com placa final 7 registrados no Estado de São Paulo têm até esta sexta-feira (17) para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) referente ao ano de 2017 integralmente sem desconto. Os motoristas que perderem o prazo serão submetidos ao pagamento de uma multa.

É também nesta quarta o prazo final para o pagamento da segunda parcela dos donos de veículos com a placa de final 7 que optaram pelo pagamento em três vezes. O calendário segue até o dia 22 deste mês, com um dia específico para cada final de placa (confira a tabela completa abaixo).

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, o contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa básica de juros, a Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto atrasado.

Após o prazo para licenciamento, a inadimplência do IPVA impedirá de fazê-lo. Como consequência, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O IPVA 2017 pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, entre os meses de janeiro e março.

Os interessados em pagar o imposto devem se dirigir a uma agência bancária credenciada e levar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) para o pagamento.

A quitação pode ser feita nos terminais de autoatendimento, guichê de caixa, pela internet ou débito agendado e até mesmo em outros canais oferecidos pela instituição bancária. As casas lotéricas também podem ser usadas para pagamento do IPVA, porém, essa opção não é válida para quitação do licenciamento.

Reprodução/Fazenda
  • Espalhe por aí:
Publicidade

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!