Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itaú Unibanco acelera crédito e lucro cresce 11% no 3º tri; 3,5 mil aderem a PDV

Economia|

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A aceleração do crédito em linhas mais rentáveis elevou a lucratividade do terceiro trimestre do Itaú Unibanco, que também anunciou a adesão de 3,5 mil empregados a um programa de desligamento voluntário (PDV).

O maior banco privado da América Latina anunciou nesta segunda-feira que seu lucro recorrente no período somou 7,156 bilhões de reais, alta de 10,9% ante igual etapa de 2018 e em linha com a previsão média de analistas ouvidos pela Refinitiv.

Em termos líquidos, o lucro contábil foi de 5,576 bilhões de reais, queda de 10,7% no comparativo anual, refletindo em parte a despesa de 1,43 bilhão ligada ao PDV. O valor total do programa é de 2,4 bilhões, informou o banco, explicando que se trata de uma despesa não recorrente.

Publicidade

"Destacamos o aumento do ritmo de crescimento das carteiras de crédito de pessoas físicas e de micro, pequenas e médias empresas e também a retomada do crescimento da carteira de crédito de grandes empresas após quatro trimestres", afirmou o banco no relatório de resultados.

No fim de setembro, a carteira de crédito do Itaú Unibanco, incluindo avais e fianças, somava 689 bilhões de reais, aumento de 8,3% em 12 meses. Considerando apenas as operações no Brasil, porém, a expansão foi de 11,7%, com destaque para as lucrativas operações de cartão de crédito, automotivo e para pequenas e médias empresas. Assim, a margem financeira com clientes evoluiu 9,1%, a 17,6 bilhões de reais.

Publicidade

Por serem também as operações de maior risco, o banco também reportou um salto de 37,8% no chamado custo de crédito, que mede as provisões para perdas esperadas com inadimplência, menos valores recuperados, somando 4,5 bilhões de reais.

Mas o índice de inadimplência acima de 90 dias manteve-se em 2,9%, estável nas comparações sequencial e anual. Outro indicador da qualidade da carteira de empréstimos, o NPL creation, subiu 6,4% em um ano, a 5,29 bilhões de reais.

Publicidade

Em outra frente, a receita com prestação de serviços, incluindo seguros, somou 10,84 bilhões de reais, alta sequencial de 1% e de 6,8% ano a ano. A expansão nessa linha foi limitada pelo declínio de 20,8% nas receitas com adquirência de cartões, refletindo o posicionamento mais agressivo da sua unidade no setor, a Rede, desde maio.

De todo modo, o Itaú Unibanco fechou o trimestre com rentabilidade recorrente anualizada sobre o patrimônio líquido de 23,5%, aumento de 2,2 pontos percentuais ano a ano e estável na medição sequencial.

O banco fechou setembro com 96,8 mil funcionários, quatro mil a menos em 12 meses. No período, a rede de agências diminuiu em 213, para 4,7 mil.

None

(Por Aluísio Alves)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.