Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jovens de até 35 anos têm dificuldade para conciliar vida pessoal e profissional

Quase metade dos integrantes da geração mais jovem acredita passar muito tempo no trabalho 

Economia|Do R7

Pesquisa aponta que 33% dos que trabalhadores acredita que ficou mais difícil conciliar o trabalho e a família nos últimos 5 anos
Pesquisa aponta que 33% dos que trabalhadores acredita que ficou mais difícil conciliar o trabalho e a família nos últimos 5 anos Pesquisa aponta que 33% dos que trabalhadores acredita que ficou mais difícil conciliar o trabalho e a família nos últimos 5 anos

Você acredita que trabalha por muitas horas? Essa foi uma das perguntas realizadas em um levantamento organizado pela Ernst & Young com 9.700 adultos com idade entre 18 e 67 anos. De acordo com o resultado, a geração formada pelos mais jovens é a mais insatisfeita com o tempo dedicado ao emprego.

A pesquisa aponta que um terço (33%) dos que trabalham em período integral ao redor dos oito países consultados (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia, Japão, China, Alemanha e México) acredita que ficou mais difícil conciliar o trabalho e a família nos últimos cinco anos.

No entanto, queixa do excesso de tempo dedicado ao emprego é comum entre a Geração Y ou Millennials, formada pelos jovens com faixa de idade entre 15 e 35 anos.

Enquanto quase metade (47%) dos integrantes da geração dos mais novos no ambiente profissional acredita trabalhar por muito tempo, o valor já é reduzido entre os membros da Geração X — nascidos entre as décadas de 60 e 80 — para 38%. Entre os Baby Boomers — que nasceram entre 1946 e 1964 — apenas 28% se queixaram do tempo dedicado ao emprego.

Publicidade

Profissões para quem não quer se estressar pagam até R$ 37 mil por mês

Jovens brasileiros sonham em trabalhar no Google e na Petrobras

Publicidade

As razões mais comuns citadas para a insatisfação foram: “meu salário não aumentou muito, mas tenho minhas dívidas” e “minhas responsabilidades no ambiente de trabalho têm aumentado”. Entra os principais motivos pelas queixas também foi mencionado o aumento das tarefas em casa.

Outro dado curioso do estudo mostra que os membros da Geração Y destacam como importante o recebimento de licenças após o nascimento dos filhos.

Publicidade

Demissão

O estudo também levantou as causas que levaram os profissionais a pedir demissão. As cinco principais razões citadas para o abandono dos empregos são: o crescimento dos salários mínimos, a falta de oportunidade para crescer dentro das empresas, as horas extras excessivas, falta de incentivo ao trabalho em equipe e um chefe que não permitem que você trabalhe de forma flexível.

Os profissionais com filhos são os mais dispostos a mencionar a falta de oportunidade de avançar como uma razão para parar, fato que, segundo a pesquisa demonstra ambição a longo prazo após se tornar pai.

Confira 7 itens do currículo que aumentam as chances de uma entrevista

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.