Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Juros básicos podem voltar ao maior valor desde o penúltimo ano do governo Lula

Mercado prevê Selic a 12,75%, mais alto patamar desde janeiro de 2009

Economia|Do R7

Na última reunião, taxa foi elevada em 0,5 ponto percentual
Na última reunião, taxa foi elevada em 0,5 ponto percentual Na última reunião, taxa foi elevada em 0,5 ponto percentual

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) define nesta quarta-feira (3) o rumo da taxa básica de juros, a Selic. Segundo os analistas de mercado, o encontro deve resultar na quarta alta seguida da taxa, de 12,25% para 12,75% ao ano, valor igual ao de janeiro de 2009, penúltimo ano de mandato do presidente Lula.

Em 2009, no entanto, a Selic mantinha uma trajetória de queda, após bater 13,75% ao final de 2008 (confira no gráfico abaixo).

Na última reunião do grupo, realizada durante mês de janeiro, a decisão de subir a taxa em 0,5 ponto percentual foi unânime. Com a alta, a Selic alcançou o patamar de 12,25%, o maior desde julho de 2011, quando a taxa havia subido para 12,5%.

A alta de 0,5 ponto percentual é esperada pelo boletim Focus, que reúne as tendências futuras para a economia nacional,e também, por um estudo realizado pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Publicidade

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Impostos e contas de começo de ano deixam as pessoas no vermelho e viram piada

Publicidade

Para o diretor-executivo de estudos e pesquisas econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, por conta da competição no sistema financeiro, é possível que algumas instituições mantenham inalteradas as taxas de juros das operações de crédito.

— Seja qual for a elevação da Selic, pouco impacto terá nas taxas de juros das operações de crédito.

Publicidade

Na opinião das instituições financeiras consultadas semanalmente pelo BC, a Selic deve fechar 2015 em 13%.

Taxa básica

A Selic é chamada de taxa básica porque é a mais baixa da economia e funciona como forma de piso para os demais juros cobrados no mercado. A taxa é usada nos empréstimos entre bancos e nas aplicações que as instituições financeiras fazem em títulos públicos federais.

A taxa também serve como um dos instrumentos para manter a inflação calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática) dentro da meta estabelecida pelo governo, de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Presente ingrato? Aumento de impostos causa revolta, piada e provocações nas redes sociais

Em linhas gerais, a Selic é a taxa que os bancos pagam para pegar dinheiro no mercado e repassá-lo para empresas ou consumidores em forma de empréstimos ou financiamentos. Por esse motivo, os juros que os bancos cobram dos consumidores é sempre superior à Selic.

A Selic só influencia o rendimento da poupança quando é igual ou inferior a 8,5% ao ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.