Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Juros do cartão caem pelo 5º mês seguido e chegam a 221,4% ao ano

Taxa anual do cheque especial está ficou em 317,3% no mês passado

Economia|Fernando Mellis, do R7

Juros do rotativo começaram a cair em abril
Juros do rotativo começaram a cair em abril Juros do rotativo começaram a cair em abril

Os juros cobrados pelo uso do rotativo do cartão de crédito caíram em agosto pelo quinto mês seguido, mostram dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira (27).

A taxa média cobrada pelos cartões para o uso do rotativo ficou em 221,4% ao ano, uma queda de 2,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

O rotativo é usado quando o cliente não consegue quitar toda a fatura e precisa jogar parte do saldo para o mês seguinte.

Em abril, começaram a valer regras mais rígidas para o uso dessa linha de crédito, justamente, com objetivo de diminuir o superendividamento e a inadimplência.

Publicidade

A alternativa imposta pelos bancos é o parcelamento da fatura. Essa modalidade de crédito ficou com taxa de juros média de 161% ao ano no mês de agosto: alta de 8,8 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2017.

Já os juros do cheque especial (limite que clientes bancários possuem quando não têm saldo) ficaram em 317,3% ao ano. Essa taxa acumula queda de 11,3 pontos percentuais em 2017.

Publicidade

A alternativa mais barata para quem precisa de um empréstimo continua sendo o consignado (com desconto em folha). Os juros médios giram em torno de 27,2% ao ano, segundo o Banco Central. 

O BC informou ainda que a taxa média de juros em todas as modalidades de crédito, incluindo financiamentos imobiliários e de veículos, foi de 28,8% ao ano em agosto. A queda foi de 4,5 pontos percentuais em 12 meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.