Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Juros do cheque especial e do cartão de crédito voltam a subir

Elevação apurada em agosto leva taxa média praticada no Brasil a 29,9%, maior patamar desde maio do ano passado, diz BC

Economia|

Juros têm maior patamar desde maio de 2020
Juros têm maior patamar desde maio de 2020 Juros têm maior patamar desde maio de 2020

Os juros do cartão de crédito rotativo cresceram 4,6 pontos na comparação com julho e atingiram 336,1% ao ano em agosto. O cheque especial também subiu na mesma base de comparação, embora em menor ritmo (+0,9 ponto percentual) e alcançou 124,9% ao ano, mostram dados divulgados nesta segunda-feira (27) pelo BC (Banco Central).

Com as variações, a taxa média de juros no Brasil teve aumento de 1 ponto percentual no mês passado, a 29,9% ao ano, patamar mais alto desde maio de 2020, quando também estavam em 29,9% ao ano.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta da taxa média de juros paga pelos brasileiros foi de 3,3 pontos percentuais. A aceleração dos juros acontece mesmo em um momento de estabilidade da inadimplência dos consumidores na casa dos 3%.

O encarecimento do crédito tem como pano de fundo o aperto monetário conduzido pelo BC em meio à aceleração da inflação. Após ter aberto o ano com a Selic na mínima histórica de 2%, o BC já elevou a taxa em 4,25 pontos de março até agora, ao patamar atual de 6,25% ao ano. Em agosto, mês dos dados divulgados nesta manhã, o BC havia subido os juros básicos em 1 ponto percentual, a 5,25% ao ano.

Publicidade

Segundo o BC, o spread bancário no segmento de recursos livres permaneceu em 21,7 pontos percentuais, mesmo patamar de julho. No geral, o estoque total de crédito no Brasil subiu 1,5% em agosto sobre o mês anterior, a R$ 4,335 trilhões, resultado que incorpora também o segmento de recursos direcionados, com taxas estipuladas pelo governo.

Com o isso, o saldo geral de financiamentos no país passou a responder por 52,3% do PIB (Produto Interno Bruto). No acumulado de janeiro a agosto, a expansão do estoque de crédito foi de 7,8% e, em 12 meses, de 15,9%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.