Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Levy chega ao hotel em Nova York e afirma estar bem

Ministro da Fazenda disse que não descumpriu recomendação médica ao embarcar

Economia|

Antes de no sábado, Levy declarou que estava bem
Antes de no sábado, Levy declarou que estava bem Antes de no sábado, Levy declarou que estava bem

Internado na sexta-feira (26) com dores no peito, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que não descumpriu recomendação médica ao decidir viajar aos Estados Unidos para participar da visita da presidente Dilma Rousseff ao país.

— Não descumpri ordem de ninguém, sou muito obediente.

Perguntado se teve uma embolia pulmonar, Levy respondeu: "Acredito que não." O diagnóstico inicial foi o de que o ministro sofreu uma embolia pulmonar leve, o que colocou em risco sua viagem aos EUA.

"Eu estou bem", declarou Levy. Antes de embarcar na noite de sábado (27) Levy passou por mais um exame médico. O ministro chegou ao hotel a tempo de participar da parte final de reunião de Dilma com representantes de 25 empresas brasileiras que têm investimentos nos Estados Unidos.

Publicidade

Na segunda-feira (29), ele estará ao lado da presidente em encontros com pesos pesados do setor produtivo e financeiro norte-americanos. Depois de participar da reunião com Dilma e os empresários, o ministro planejava ficar no hotel e se preparar para as maratonas de atividades a partir de segunda-feira.

"Estamos passando por uma ressaca", diz ministro da Fazenda sobre situação da economia

Publicidade

"Acho que será positiva", afirmou, sobre sua expectativa em relação à visita, com a qual o Brasil tenta reconstruir sua relação com a maior economia do mundo.

— A gente tem bastante coisa para fazer, a economia está em um momento importante. Acho que é uma oportunidade boa.

Publicidade

Os laços entre os dois países foram abalados em 2013 com a revelação de que a agência de espionagem americana, a NSA, monitorou comunicações de Dilma. Em protesto, a presidente cancelou visita de Estado que faria a Washington em outubro daquele ano.

O setor econômico-comercial ocupará grande parte dos anúncios que Dilma e o presidente Barack Obama farão depois de seu encontro de trabalho, na terça-feira. Com o fim do boom das commodities decorrente da desaceleração da China, o Brasil busca novas fontes de crescimento no exterior.

Na expectativa de Brasília, medidas de facilitação de comércio que serão anunciadas durante a visita poderão provocar aumento de 10% nos embarques nacionais para os EUA.

Leia mais notícias de economia e ajuste suas contas

No ano passado, o Brasil vendeu US$ 27 bilhões ao mercado norte-americano, o segundo maior para as exportações do país depois da China. Mas diferente do país asiático, os EUA compram principalmente produtos industrializados do Brasil, que têm impacto mais positivo sobre o crescimento e a geração de emprego.

Segundo Levy, a recente redução do intervalo de variação da meta de inflação aumenta a previsibilidade da economia brasileira.

— Isso ajuda o trabalho que estamos fazendo.

Na quinta-feira, o Conselho Monetário Nacional diminuiu de 2 para 1,5 ponto porcentual a variação, para cima ou para baixo, do centro da meta, fixada em 4,5%. Isso significa que o teto passou de 6,5% para 6,0% a partir de 2017.

R7 Play: Assista à Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.