Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lucro da TIM triplica no 2º tri ajudado por operações e corte de custos

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - O lucro líquido da TIM Participações triplicou no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, amparado por uma queda nos custos de operação e nas despesas financeiras e por ganhos proporcionados pelo segmento de dados móveis.

Assim, a companhia registrou lucro líquido de 219 milhões de reais no segundo trimestre, ante 74 milhões no mesmo período do ano passado, informou a operadora nesta terça-feira.

A receita líquida total cresceu 3,2 por cento de abril ao fim de junho no comparativo anual, para 3,94 bilhões de reais.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda), normalizada após vendas de torres de celulares e outros itens, cresceu 15,5 por cento, para 1,39 bilhão de reais.

Publicidade

O crescimento foi atribuído pela operadora a uma melhor receita de serviços, que cresceu 5 por cento, totalizando 3,75 bilhões de reais, e a uma contenção nos custos operacionais --que caíram 1 por cento no período, para 2,55 bilhões de reais, principalmente em suas redes e com mercadorias vendidas.

Mais cedo, o conselho de administração da empresa aprovou um plano de reorganização societária de suas controladas TIM Celular e Intelig, visando "sinergias operacionais e financeiras."

Publicidade

Foi salientada a contribuição dos serviços de dados para celulares, cujas receitas quais agora representam 60 por cento do total no segmento móvel. Os serviços de valor agregado, no qual se enquadra a oferta de dados, cresceram 40,9 por cento nos três meses encerrados em junho sobre um ano antes.

"A receita de SVA (serviços de valor agregado) deve crescer ainda mais a sua relevância nos próximos trimestres, conforme os pacotes combinados (voz + dados) aumentarem sua penetração sobre a base de clientes e o conteúdo for cada vez mais incorporado a essas ofertas", disse a empresa no balanço.

Publicidade

A TIM informou que rua rede de internet móvel de alta velocidade cobria 1.850 municípios ao fim do período, com o tráfego gerado por aparelhos 4G totalizando 71 por cento do total, ante 48 por cento no segundo trimestre de 2016.

A empresa quer agora aumentar a capacidade e a eficiência de suas redes, inclusive com a implementação da tecnologia de voz sobre 4G "VoLTE", anunciada na segunda-feira, a qual deve conferir maior qualidade nas chamadas do que a rede 3G e tentar ajudar a retomar o uso do recurso, o qual tem caído frente a uma "migação" para dados móveis.

Um indicador de rentabilidade, a receita média mensal por usuário (Arpu) fechou o trimestre em 19,4 reais, avanço de 12,6 por cento na comparação anual, chegando ao maior patamar desde o fim de 2013, segundo a empresa.

None

(Por Sérgio Spagnuolo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.