Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maioria dos brasileiros comprou produto pirata nos últimos 12 meses

Dos consumidores de classe alta, 61% adquiriram produtos que não eram originais

Economia|Do R7

A maioria dos brasileiros comprou algum tipo de produto pirata nos últimos 12 meses. De acordo com uma pesquisa Data Popular divulgada nesta terça-feira (20), 56% dos consumidores adquiriram algum produto que não fosse original - réplicas de marcas famosas de itens eletrônicos, de equipamentos de informática e softwares, além de artigos de vestuário.

Apesar da ampliação do poder aquisitivo da sociedade como um todo, nos últimos 12 meses, estima-se que 61 milhões de brasileiros teriam consumido produtos piratas.

Em relação ao gênero, a proporção entre os homens é levemente maior que proporção entre as mulheres. Entre eles 58% admitiram comprar pirata, entre elas esse número foi 55%.

A população idosa é a com menor incidência de consumidores de artigos piratas. A faixa etária acima de 59 anos tem quase a metade do percentual verificado entre os jovens de 18 até 25 anos. Veja os números

Publicidade

Mais jovens se destacam no consumo de pirataria

65% entre os brasileiros de 18 até 25 anos

Publicidade

61% entre os brasileiros de 26 até 39 anos

57% entre os brasileiros de 40 até 59 anos

Publicidade

34% entre os brasileiros com idades a partir de 60 anos

Classe

Enquanto entre os brasileiros de classe alta, quatro em cada dez não fizeram, no último ano, aquisição de produto que não fosse original, entre os brasileiros de classe baixa, a proporção é de cinco em cada dez. Na classe média, o percentual é o mesmo da média geral para toda a população, ou seja, 56%.

Classe alta bate classes média e baixa

61% na Classe Alta

56% na Classe Média

51% na Classe Baixa

Homens e mulheres por classe

Mulheres elevam percentual da Classe Alta

Classe Alta (61%):

50% entre os Homens

73% entre as Mulheres

Classe Média (56%):

59% entre os Homens

53% entre as Mulheres

Classe Baixa (51%):

63% entre os Homens

44% entre as Mulheres

Ao contrário do que acontece para as classes baixa e média, com percentuais de homens superiores aos verificados de mulheres que em algum momento da vida comprou réplica de artigo de marca famosa, para a classe alta, são elas as com incidência maior. Apenas 27% do total do público feminino de alta renda não têm esse tipo de experiência de consumo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.