Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 40% dos micro e pequenos empresários estão pessimistas, diz SPC

Cenário econômico e político não teriam ajudado a reverter a onda de pessimismom

Economia|

40,38% dos empresários do País se disseram pessimistas em relação à situação dos próximos seis meses
40,38% dos empresários do País se disseram pessimistas em relação à situação dos próximos seis meses 40,38% dos empresários do País se disseram pessimistas em relação à situação dos próximos seis meses

Diante da persistência da crise, os micro e pequenos empresários do Brasil seguem pessimistas em relação ao futuro da economia brasileira. Em dezembro, de acordo com levantamento do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), 40,38% dos empresários do País se disseram pessimistas em relação à economia nos próximos seis meses.

A pesquisa mostra ainda que o Indicador de ICMPE (Confiança do Micro e Pequeno Empresário do Varejo e Serviços) registrou 40,03 pontos em dezembro, depois de atingir 38,27 pontos no mês anterior. O resultado está abaixo da marca de 50 pontos, que separa otimismo de pessimismo numa escala de zero a 100 pontos.

De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o cenário econômico e político não ajuda a reverter a onda de pessimismo.

— Mesmo na época das festas de fim de ano, que costuma ser favorável para os resultados de vendas, as expectativas não são as melhores. [...] A inflação reduz o poder de compra do consumidor, impactando diretamente o consumo das famílias e, consequentemente, o faturamento das empresas.

Publicidade

O ICMPE leva em consideração 800 empreendimentos do setor comércio varejista e serviços, com até 49 funcionários, nas 27 unidades da federação, incluindo capitais e interior.

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Acompanhe todo o conteúdo da Rede Record no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.