Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mantega diz que produção industrial mostra recuperação

Ministro da Fazenda defendeu que a economia brasileira não está em recessão

Economia|

Segundo Guido Mantega, o primeiro semestre teve problemas passageiros
Segundo Guido Mantega, o primeiro semestre teve problemas passageiros Segundo Guido Mantega, o primeiro semestre teve problemas passageiros

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu nesta terça-feira (2) que a economia brasileira não está em recessão.

— [A economia] teve problemas passageiros no primeiro semestre e no segundo semestre vamos em direção à gradual melhoria.

Mantega fez questão de comentar o resultado da produção industrial divulgado nesta terça-feira (2).

— A produção industrial veio boa em julho, mostrando que no segundo semestre temos uma recuperação da atividade econômica. O que mais cresceu foram bens duráveis e de capital. É um indicador importante de que neste terceiro trimestre teremos um crescimento positivo.

Publicidade

Após cinco meses de queda, a produção industrial subiu 0,7% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os cinco meses de queda acumularam uma retração de 3,5%. A alta de 0,7% na produção industrial de julho foi o melhor resultado desde janeiro deste ano, quando a atividade havia aumentado 2,5% na comparação com o mês imediatamente anterior.

O ministro ainda citou o índice de gerentes de compra, do HSBC, que indica o apetite dos gerentes para fazerem compras. Segundo ele, está acima dos 50 pontos e aponta intenção de aumento das atividades.

Publicidade

— Outro dado importante que saiu ontem é que o lucro das 271 maiores empresas com capital aberto aumentou 56% no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado e a receita líquida cresceu 11,9% no mesmo período.

Aumento da gasolina

Publicidade

Ao ser questionado sobre uma alta do preço do combustível em 2014, Mantega respondeu que "todo ano tem aumento de gasolina e este ano não deve ser diferente".

— No ano passado tivemos dois aumentos de gasolina, então, não há uma regra fixa, mas todo ano pode ter um ou dois aumentos de gasolina.

Tabela do Imposto de Renda

O ministro afirmou, ainda, que o governo solucionará o fato de ter caducado a MP 644, que reajusta a tabela do Imposto de Renda para Pessoa Física, anunciada em abril.

— Vamos resolver isso com alguma nova lei. Vamos verificar, não vamos deixar sem revisão da tabela.

Questionado se a solução seria por meio de uma emenda a outra medida provisória, dado que o governo não pode enviar ao Congresso neste ano outra MP com o mesmo assunto, Mantega disse que ainda não está definido.

Previsão do PIB volta a cair e 2014 deve terminar com inflação em 6,26%. Confira no vídeo abaixo:

Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.