Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mercado imobiliário tem vendas em alta no 1º trimestre, aponta CBIC

Já os lançamentos tiveram crescimento moderado no período, o que pode comprometer a oferta de imóveis no país

Economia|

Setor registrou recuo nos lançamentos de unidades nos últimos 12 meses
Setor registrou recuo nos lançamentos de unidades nos últimos 12 meses Setor registrou recuo nos lançamentos de unidades nos últimos 12 meses

O mercado imobiliário nacional fechou o primeiro trimestre do ano com crescimento robusto nas vendas e um avanço discreto dos lançamentos pelas empresas, diante de incertezas com a pressão sobre os custos de construção.

A consequência foi a redução dos estoques, de acordo com pesquisa da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) divulgada nesta segunda-feira (24).

Os lançamentos de imóveis residenciais no país somaram 28.258 unidades no primeiro trimestre de 2021, alta de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já no acumulado dos últimos 12 meses, o setor registrou um recuo de 10,5% nos lançamentos, para 168.673 unidades.

Publicidade

Por sua vez, as vendas atingiram 53.185 unidades no primeiro trimestre de 2021, um aumento de 27,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de 12,8%, chegando a 207.946 unidades.

Com uma evolução mais forte das vendas perante os lançamentos, os estoques de imóveis (na planta, em obras e recém-construídos) caíram 14,8%, para 153.914 moradias.

Publicidade

Este é o patamar mais baixo já registrado pela CBIC desde que o início da série histórica da pesquisa, em 2016.

Considerando a média de vendas dos últimos 12 meses, se não houver novos lançamentos, a oferta final se esgotaria em 8,9 meses.

Há um ano, essa métrica estava em 11,8 meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.