Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metalúrgicos fazem ato contra fechamento da Ford nesta terça-feira

Trabalhadores em Camaçari (BA) e Taubaté (SP) marcaram manifestação e querem mobilizar o poder pública para evitar demissões

Economia|Do R7

Fachada da Ford Brasil em Taubaté, onde são fabricados motores
Fachada da Ford Brasil em Taubaté, onde são fabricados motores Fachada da Ford Brasil em Taubaté, onde são fabricados motores

Os funcionários da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP) marcaram manifestações para a manhã desta terça-feira (12) contra o fechamento das fábricas da Ford no Brasil e a demissão de cerca de 5 mil funcionários. Eles querem mobilizar prefeituras e governos estaduais e federal para evitar os cortes da montadora. 

Leia também: Governo diz que decisão da Ford ‘destoa' da recuperação brasileira

A montadora, que já tinha encerrado, em 2019, a produção em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, comunicou que vai fechar neste ano as demais fábricas no país: Camaçari, onde produz os modelos EcoSport e Ka; Taubaté, que produz motores; e Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller.

Serão mantidos no Brasil a sede administrativa da montadora na América do Sul, em São Paulo, o centro de desenvolvimento de produto, na Bahia, e o campo de provas de Tatuí (SP). Com isso, a Ford encerra a produção no país.

Publicidade

Os metalúrgicos de Taubaté fizeram assembleia na tarde desta segunda-feira (11) para definir as medidas contra a empresa. Eles aprovaram a mobilização, prevista para esta terça, às 8h, na montadora. Só na fábrica de Taubaté são mais de 700 mil funcionários.

Eles afirmam que a Ford não poderá demitir porque está vigente um acordo que prevê estabilidade na unidade até 31 de dezembro de 2021. A reunião foi marcada por um clima de indignação, por causa da decisão da montadora em meio à pandemia de coronavírus.

O prefeito de Taubaté, João Saud (MDB), lamentou o encerramento da fábrica e disse, em nota, que já procurou governo do estado para buscar alternativas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.