• Twitter Created with Sketch.

Mural

Jornal da Record responde dúvidas dos internautas sobre o Imposto de Renda 2016. Mande suas perguntas

Os contribuintes brasileiros têm até o dia 29 de abril para fazerem a declaração do Imposto de Renda. A expectativa da Receita Federal é receber aproximadamente 28,5 milhões de declarações. Você tem alguma dúvida? Mande por aqui. As perguntas serão respondidas pelo Jornal da Record e pelo R7.com

Este mural está encerrado

Últimas respostas

  • Wilton cristiano de lara - 11/4/2016 - 11h21

    Gostaria de saber se o auxilio pre escolar recebido pelos militares das forças armadas é tributável

  • Jorge Fonseca da Silva - 4/4/2016 - 0h04

    Na Declaração de Rendimento, no item rendimento isentos e não tributáveis, consta um valor corresponde ao sub-item "outros". A quem devo atribuir este valor, se não foi identificado?

  • Pedro yan - 28/3/2016 - 13h54

    Boa tarde. O valor que conta, é o valor líquido ou o valor bruto? ? Por exemplo, eu recebo bruto 1580 reais por mês, se eu fizer a declaração do imposto de renda eu tenho algum direto a restituição? ?

  • Valéria Souza - 22/3/2016 - 10h05

    Imóvel financiado antes de 2015, lanço apenas NO CAMPO BENS E DIREITOS, o total pago em 2015 + situação ao término do exercício e NÃO preciso lançar nada como DÍVIDAS E ÔNUS. Isso vale também para o financiamento de veículos? Ex: fiz um financiamento em 2014 que acaba agora em 2016, lanço apenas o veículo como BEM, porém não preciso informar nada como DÌVIDAS e ÔNUS REAIS? OBS: é a primeira vez que estou declarando, visto que antes quem fazia a declaração era uma outra pessoa.

  • Andrea Gonçalves Carneiro Dâmaso - 19/3/2016 - 21h58

    Onde eu lanço ressarcimento de saúde suplementar. Agradeço

  • Cesar - 16/3/2016 - 19h22

    Caso tenha um imóvel alugado e meu inquilino venha a declarar o pgto do aluguel e eu não declarar em meu imposto qual penalidade poderá ser aplicada pela receita

  • Nettzo - 14/3/2016 - 15h53

    Olá! gostaria de saber se como é o procedimento pra que eu possa receber a restituição do IR 2015. Eu era isento em 2014, porém o Leão tirou uma mordida do meu salário. Somente em 2016 comecei a conhecer as regras, pois esse ano não sou mais isento. Obrigado!!

  • antonio carlos bastos - 14/3/2016 - 10h27

    Discordo do valor fixado pela receita federal para desconto Maximo de INSS pago pelo empregador para empregada domestica que ganha um SM no ano de 2015 estipulado em 1.182,20 Todo ano confiro esses calculo e até 2014 meus valores vem dando igual aos da receita, mas em 2015 não tem jeito, pois em 2015 tivemos um pagamento em janeiro/15 relativo a dez/14 (SM = 724) DE 86,88 (12%). Depois disso com SM = 788 tivemos 8 meses (janeiro a setembro) a 94,56 mais um mês de ferias (788+788/3) 12% = 126,08. Assim até setembro tivemos 86,88 + 8 x 94,56 + 126,08 = Finalmente mais dois recolhimentos de 63,04 relativos aos meses de outubro e novembro, pagos em novembro e dezembro - 126,08. o que dá um total anual de 1.095,52 máximo e não 1.180,20. Os valores relativos a dezembro e 13 mês foram pagos em janeiro de 2016 e não entram no calculo. Segue planilha, seria muito importante vocês procurarem entender como foi feito esse calculo pela RECEITA pois isso rebate em milhões de comtribuintes que podem ser induzidos a erro.

  • Marcos Paulino melo - 12/3/2016 - 14h41

    E no caso dos motoristas autônomos que tem um camião e presta serviço para uma transportadora recebem via ciot nunca ninguém comentou isto

  • Gislaine Teixeira Ferreira - 11/3/2016 - 15h55

    Desde 2001 a 2009 foi descontado em folha o valor retido no ir mas não precisei declarar perdi tudo ou tem como receber o valor descontado

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias

Twitter

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!
Access log
Access log