Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Não há contradição em eventual ajuste para Selic ser residual em meio à inflação baixa, diz Kanczuk

BACEN-KANCZUL-SELIC:Não há contradição em eventual ajuste para Selic ser residual em meio à inflação baixa, diz Kanczuk

Economia|

BRASÍLIA (Reuters) - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, defendeu nesta sexta-feira que não há contradição entre o BC mostrar que eventual ajuste na Selic é residual e apontar, ao mesmo tempo, que a inflação esperada para 2021 está abaixo do centro da meta.

Ao participar de live promovida pelo Banco Safra, ele justificou que no balanço de riscos da autarquia há uma assimetria, já que apareceu um risco altista para a inflação ligado à possibilidade de impulsos creditícios e programas de recomposição de renda poderem gerar demanda acima do esperado, o que implica menor ociosidade da economia.

Segundo o diretor, o BC procurou sinalizar que, para além do cenário básico em que o IPCA de 2021 está em 3,2%, há outro cenário com o qual está preocupado, em que o PIB cai menos e há inflação "sensivelmente acima" desse patamar.

"Tem um cenário básico, mas há viés pra um lado e esse viés faz com que eu não esteja longe da meta (de inflação em 2021)", afirmou ele. A meta para 2021 é de inflação em 3,75%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

(Por Marcela Ayres)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.