Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nintendo anuncia que vai fechar ano fiscal em vermelho

Empresa atribui queda nas vendas aos jogos para smartphones

Economia|

Para presidente da Nintendo, volume de negócio dos jogos foi inferior ao esperado
Para presidente da Nintendo, volume de negócio dos jogos foi inferior ao esperado Para presidente da Nintendo, volume de negócio dos jogos foi inferior ao esperado

A empresa de videogames Nintendo afirmou nesta sexta-feira (17) que encerrará seu exercício fiscal no vermelho devido à queda das vendas dos consoles e à concorrência, em particular, dos smartphones.

Para este ano fiscal que vai de abril de 2013 até março desse ano, o criador dos jogos do Mario e do Zelda espera uma perda líquida de 25 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 561 mil) muito longe do lucro de 55 bilhões de ienes (R$ 1,2 milhão) esperado anteriormente.

A empresa registrou um pequeno lucro em 2012-2013, mas manteve seu déficit operacional e parece que o repetirá este ano.

Leia mais notícias de Economia

Publicidade

A Nintendo prevê um déficit operacional de 35 bilhões de ienes e um volume de negócios de cerca de 590 bilhões, muito abaixo dos 920 bilhões calculados anteriormente.

As receitas com vendas da empresa caíram quatro vezes, no total, em cinco anos.

Publicidade

Jogos para celular

A concorrência dos smartphones seria a culpada pelas dificuldades que a empresa, especializada em jogos de cartas antes de se lançar aos videogames há três décadas, vêm atravessando nos últimos anos.

Publicidade

Os aparelhos multimídia substituem os jogadores ocasionais e os jogos para telefones são mais baratos ou até gratuitos.

No Japão, as vendas de consoles e os jogos caíram 9% no ano passado em comparação às de 2012 e 40% nos últimos cinco anos.

O Japão se transformou, no ano passado, no primeiro mercado mundial de aplicativos para smartphones à frente dos Estados Unidos.

Histórico

Em 2008-2009, o grupo, então no auge de sua glória, ampliada pela fragilidade do iene, registrava um lucro próximo do volume de negócios previsto para este ano.

A Nintendo justificou esta revisão de suas previsões pela impossibilidade de cumprir seus objetivos comerciais.

Segundo o presidente do gruto, Satoru Iwata, o desempenho das vendas surpreendeu.

— As vendas de consoles durante as festas de fim de ano não chegaram ao nível previsto e, portanto, o volume de negócio dos jogos foi muito inferior ao esperado.

A Nintendo pretendia vender 9 milhões de consoles Wii U em 2013, mas o número chegou a 2,8 milhões. O número de games vendidos ficará em 19 milhões, duas vezes menos que o previsto anteriormente.

O console portátil 3DS venderá, na melhor das previsões, 13,5 milhões de unidades em todo o mundo. A expectativa era de 18 milhões consoles vendidos. Também se prevê a venda de 66 milhões de jogos Nintendo contra a expectativa de 42 milhões.

A Nintendo anunciará um novo plano estratégico no final do mês.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.