R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 20/04/2012 às 12h05:

A dez dias do fim do prazo para entregar IR 2012,
Receita acha fraudes em 158 mil declarações

Fisco deve convocar mais 200 mil contribuintes para explicar situação fiscal em 2012

Do R7

Publicidade

Ainda restam dez dias para o contribuinte entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física deste ano, mas a Receita Federal já encontrou e convocou 158 mil brasileiros para prestar esclarecimentos. Essas pessoas são suspeitas de tentar fraudar o Fisco e, assim, deixar de pagar imposto.

O balanço parcial traz os processos de investigação iniciados até o último domingo (15). De acordo com a Receita, pelo menos outras 200 mil declarações de pessoas físicas serão investigadas porque possuem indícios de fraude.

No ano passado, 385,1 mil pessoas físicas foram investigadas pelo Leão e tiveram que pagar R$ 5,8 bilhões entre o imposto, a multa e os juros. 

A maioria deles caiu na malha fina (346 mil) e as atividades econômicas mais fiscalizadas foram as de donos e dirigentes de empresas, autônomos, profissionais técnicos, funcionários públicos, aposentados e profissionais liberais.

As principais fraudes encontradas pela inteligência da Receita Federal foram os pagamentos a médicos no exterior, pagamentos de pensão alimentícia e pagamentos para previdência privada. 

As operações da Receita no Maranhão, Paraná (operação Ferrugem) e Distrito Federal (Marcação Cerrada) também foram fundamentais para encontrar irregularidades.

Só no primeiro dia de entrega da declaração do IR 2012, 14,7 mil documentos continham indícios de fraude. Essas declarações pertenciam a 6.500 contribuintes, que tentaram “no dia 1º de março de 2012 fraudar os controles da Receita Federal”, segundo o Leão.

Até a última quinta-feira (19), 148,6 mil declarações de pessoas físicas foram bloqueadas por suspeita de fraude. Esse montante representa 1,33% do total enviado até o meio-dia de ontem, ou 11,1 milhões de documentos.

Os documentos dos contribuintes que tiveram o IR bloqueado será cruzado com as declarações apresentadas em anos anteriores. O montante sonegado será exigido com multa mínima de 150%, mas pode chegar até 225% do imposto. Nesses casos, esses contribuintes serão representados para responder ação criminal. 

A pena para quem tenta enganar a Receita Federal é de dois a cinco anos de prisão, fora a multa.

 

Veja as respostas do quiz

 
Veja Relacionados:  receita,ir
receita  ir 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping