R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 23/07/2010 às 06h00:

Aéreas têm metade do pessoal
necessário para descarregar avião

Sindicato afirma que seriam necessários 1.500 auxiliares de serviços de aeroporto a mais no país

Raphael Hakime, do R7

Publicidade

Descarregar a bagagem de um Airbus A320 ou de um Boeing 737-700 – aviões usados por TAM e Gol, as principais empresas áreas brasileiras – requer seis funcionários cada. Entretanto, as empresas aéreas operam com apenas três. O alerta é da presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), Selma Balbino. 

Com trabalho extra e pouco tempo para esvaziar a aeronave, os empregados ficam sobrecarregados, o que pode provocar erros como o extravio ou danos às bagagens. Atualmente, há quase 5.000 funcionários com a função de descarregar aeronaves no Brasil, mas seriam necessários, pelo menos, 1.500 a mais, afirma Selma. 

- É humanamente impossível para eles. O pessoal de rampa [funcionário que carrega e descarrega aeronaves] sofre uma grande pressão dos superiores, ganha salário de R$ 704 e trabalha no sol e na chuva. Não há bebedouros nem banheiros próximos do local de trabalho. É um estresse absoluto. 

Segundo a presidente do SNA, a situação piora quando há conexões, sobretudo em aeroportos mais movimentados como o de Brasília, São Paulo (Guarulhos e Congonhas) e Rio de Janeiro (Santos Dumont). Isso porque as aeronaves têm tempo de solo reduzido, “entre 15 minutos e 20 minutos”. 

- Outro ponto crítico é quando as empresas decidem juntar passageiros de dois voos que vão para o mesmo destino. A correria é maior porque ninguém quer segurar o atraso do voo, que rende multa às empresas aéreas. 

Hoje, existem cerca de 200 empresas autorizadas a carregar e descarregar aeronaves no Brasil, mas só cerca de 50 estão operando atualmente, segundo a presidente do sindicato.


Veja Relacionados:  aéreas,companhias,avião,descarregar,pessoal
aéreas  companhias  avião  descarregar  pessoal 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping