R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 14/02/2013 às 08h59: atualizado em: 14/02/2013 às 09h45

Alemanha descobre carne de cavalo em lasanha congelada

Alimento era vendido ao consumidor como carne bovina

BBC Brasil

 

BBC

Publicidade

A Alemanha anunciou nesta quinta-feira (14) que identificou carne de cavalo em lasanha congelada sendo vendida como carne bovina — reforçando os pedidos para que a UE (União Europeia) realize testes continentais sobre a procedência da carne nos alimentos industrializados.

Segundo o governo alemão, a marca de lasanhas TiP estava sendo vendida pela rede de supermercados Real, que em seguida retirou os produtos de suas prateleiras.

Outras redes, incluindo Tengelmann e Rewe, estão agora realizando vistorias em seus produtos.

A mais recente descoberta de fraude na venda de produtos de carne processada reforçou a posição de executivos da União Europeia, que estão pressionando por testes aleatórios a partir de 1º de março em todos os países-membros do bloco.

O comissário de Saúde europeu, Tonio Borg, pediu que os testes durem três meses e incluam pelo menos 6,5 mil amostras de carne.

A finalidade seria detectar não apenas a venda enganosa de carne de cavalo, como também a presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório usado em equinos e proibido para consumo humano.

Por enquanto, insistiu Borg, o problema 'não é de saúde, mas de fraude', ele disse. O ministro se reuniu na quarta-feira em Bruxelas com autoridades da Grã-Bretanha, França e outros países afetados.

'Esta é uma crise de proporções europeias e precisa de soluções de proporções europeias', disse o ministro irlandês de Agricultura, Simon Coveney.

A proposta do comissário europeu será discutida por ministros do bloco na sexta-feira.

Risco compartilhado

Acredita-se que a carne contaminada possa estar sendo vendida em até 16 países da UE. O caso levantou a discussão sobre as complexidades da integração da cadeia alimentar no continente.

A Alemanha detectou carne equina em lasanha depois de ser alertada por Luxemburgo.

Na França, carne de cavalo foi encontrada em produtos da marca Picard e em lasanha congelada produzida pela Comigel. A empresa está sendo investigada tanto na França quanto na Suíça.

A Comigel forneceu carne moída às redes de supermercados britânicas Tesco e Aldi, e à fabricante de congelados Findus no país.

Após o início do escândalo, diversos varejistas nestes países começaram a remover de suas gôndolas produtos de carne processada.

A cadeia de fornecimento levou a comerciantes no Chipre e na Holanda, e de lá para abatedouros na Romênia. O país do Leste Europeu se defendeu de qualquer culpa pela fraude na identificação da carne equina.

"Existem fábricas e companhias na Romênia exportando carne de cavalo, mas tudo é feito dentro dos padrões, e a fonte deste tipo de carne é claramente identificada como carne de cavalo", disse à BBC o primeiro-ministro romeno, Victor Ponta.

Origem

Entre as propostas surgidas a partir do escândalo está a identificação da origem, por país, da carne processada - a exemplo do que ocorre em relação à venda de carne fresca.

Entretanto, o custo de tal medida poderia gerar oposição de empresários da cadeia.

O correspondente da reportagem em Bruxelas, Christian Fraser, disse que o regime de testes permitirá aos ministros europeus "ter uma ideia da escala do problema".

— Espera-se que até o fim de março, quando os dados forem compilados, seja possível descobrir quantos de nós estamos comendo carne de cavalo sem saber.

O correspondente ressaltou também que é preciso garantir se esse é um problema de fraude, e não de saúde.

A agência francesa de proteção do consumidor publicará os resultados da sua própria investigação sobre o escândalo da venda de carne de cavalo por carne bovina.

O secretário de Meio Ambiente da Grã-Bretanha, Owen Paterson, endossou a realização de testes de DNA em todo o continente.

 

 

Veja respostas do quiz sobre direitos do consumidor

 
Veja Relacionados:  top, união europeia, ue, pecuária, carne, cavalo, carne bovina, equina, fraude, saúde, sanitária
top  união europeia  ue  pecuária  carne  cavalo  carne bovina  equina  fraude  saúde  sanitária 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping