27 de Maio de 2012
Governo alemão está entre os que mais resistiram à proposta de financiar a Grécia
, com R7O porta-voz do ministério, Michael Offer, disse que a decisão não foi de auxiliar a Grécia, mas apenas uma sobre pré-condições técnicas para o auxílio.
- Nós esperamos, nós acreditamos que a Grécia se encontra agora numa situação onde pode continuar a se refinanciar por si própria nos mercados de capitais, como fazia antes.
Os ministros de finanças dos países da zona do euro concordaram em especificar os termos para uma possível ajuda à Grécia, dizendo que proverão R$ 72,1 bilhões (30 bilhões de euros) ao país no primeiro ano, em qualquer pacote de apoio. A decisão se segue a um acordo político, no mês passado, para a Grécia, no qual a União Europeia dirigiria qualquer pacote e proveria a maioria dos recursos, enquanto o FMI (Fundo Monetário Internacional) teria um papel de apoio.
A Alemanha está entre os 16 países da zona do euro que mais relutaram em concordar no auxílio à Grécia, e insistiu que condições duras sejam estabelecidas para qualquer ajuda.
Offer ressaltou que se o pacote precisar ser ativado, isso deverá ser precedido por um pedido do governo grego.
- Nós esperamos que a Grécia agora tenha boas chances de continuar a refinanciar a si própria, nos mercados de capitais, sob condições razoáveis de crédito, ou condições suportáveis.
Os ministros de finanças concordaram que a Grécia pagará juros de 5% ao ano, num pacote de três anos, de acordo com o comissário europeu de Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn. As informações são da Dow Jones.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7