R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 06/01/2012 às 16h20:

Aposentado que ganha acima de um mínimo
fica sem aumento real em 2012

Governo concedeu apenas 6,08% de reajuste para cobrir perdas da inflação

Gleyson Pereira, do R7

Publicidade

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima de um salário mínimo, que passou para R$ 622 a partir de janeiro, ficarão sem aumento real em seus benefícios em 2012.

Veja as novas faixas de contribuição ao INSS

O Ministério da Previdência Social informou nesta sexta-feira (6), que os cerca de 9 milhões de segurados que fazem parte desse grupo terão aumento de 6,08%.

O porcentual é referente à variação da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), divulgado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e é utilizado pelo governo para corrigir os benefícios pagos pela Previdência.

Com os 6,08%, os aposentados que ganham acima de um mínimo ficam sem aumento real, pois o porcentual ajuda apenas a cobrir a perda do poder de compra ao longo de um ano.

Categoria exigia 12%

O valor ficou bem abaixo do reivindicado pelos representantes dos aposentados, que exigiam, além da variação do INPC acumulado do ano passado, 80% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2011. Assim, o reajuste chegaria a 12%.

O presidente do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas, filiado à Força Sindical, João Batista Inocentini, recebeu a informação pelo R7, com surpresa.

- O governo foi bastante intransigente ao negociar com os aposentados, mas não oferecer aumento real não condiz com as promessas que ouvimos ao longo do ano. O aumento é compromisso de campanha da presidente [Dilma Rousseff] para recuperação do poder de compra dos aposentados.

Porém, o sindicalista não considerou a negativa como uma derrota:

- Nós lutamos até o último dia para melhorar o poder de compra dos aposentados. A luta valeu a pena, mas é importante que tenhamos mais abertura do governo.

De acordo com a Previdência Social, a portaria com os novos valores dos benefícios deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima semana.

 

Veja as respostas do quiz de impostos

Veja Relacionados:  aposentados, aumento, INSS
aposentados  aumento  INSS 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping