R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

28 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 27/09/2009 às 18h23:

Aprenda o que é CDB e como investir

Aplicação é um tipo de empréstimo feito às empresas com ganho dos juros

Do R7

Os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) são títulos que pagam, em períodos definidos, uma remuneração ao investidor. É como um tipo de empréstimo. Cada vez que o investidor compra um título de renda fixa (como o CDB) está emprestando dinheiro para quem emitiu o título (que pode ser um banco ou empresa). Os juros cobrados nesse "empréstimo" serão o rendimento do investidor.

A taxa de juros paga pelos bancos nesses títulos pode ser pré-fixada, pós-fixada ou chamada flutuante (quando a taxa "flutua" ou muda de acordo com a variação de um índice. Esse índice pode ser a TR (Taxa Referencial, usada na correção da poupança) ou o CDI (taxa de juros das operações entre bancos), por exemplo.

Nos CDBs pré-fixados, o investidor sabe, no momento da compra do título, quanto irá receber em juros. Nos pós-fixados, a remuneração só será definida depois da data de vencimento do título.

Quando o investidor compra um CDB, o maior risco é de que o banco que emitiu o título vá à falência antes de pagar seus clientes. Mas há uma garantia de até R$ 20 mil para cada investidor.

Os recursos usados para essa garantia são do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), do Governo Federal. Essa garantia é uma vantagem do CDB em relação aos fundos de investimento, em que não há nenhuma compensação em caso de perdas.

Para investir, procure pelo título nas instituições financeiras e tente negociar. Os bancos podem oferecer índices melhores de rendimento de acordo com a quantia investida, isto é, quanto maior o valor do investimento, mais alta pode ser a taxa de juros que será recebida.


   
Veja Relacionados:  CDB, investir, aplicação
CDB  investir  aplicação 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping