R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

21 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 20/09/2012 às 11h18:

Classe média quer mesmos serviços dos ricos

Saúde e educação são prioridades

Marina Marquez, do R7, em Brasília

Publicidade

A classe média brasileira está crescendo e essa fatia da população quer acesso aos mesmos serviços que os ricos, mesmo que tenha que pagar por isso. É o que mostra o estudo Vozes da Classe Média, divulgado nesta quinta-feira (20) pela SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) da Presidência da República.

Com o aumento de renda, a classe média têm como prioridade gastar seu dinheiro com o que a classe alta normalmente gasta, como é o caso dos planos de saúde e escolas particulares. 

Em 2009, 14% dos estudantes de classe média estudavam em escolas privadas, quatro vezes mais que a classe baixa (3%). O número ainda é menor que a classe alta, que tem 59% dos seus estudantes em escolas particulares, mas tem crescido muito, de acordo com o estudo.

No caso da saúde, no mesmo ano em questão, 24% da classe média já pagava por consulta e tratamentos de saúde, quase cinco vezes mais que a classe baixa. 

O estudo mostra que além da disponibilidade de recursos com o crescimento de renda – em dez anos a renda da classe média cresceu 3,5% – essa população gosta mais dos serviços privados porque acredita na maior qualidade deles. 

Além disso, no caso da saúde, os planos privados muitas vezes são oferecidos por empresas formais aos seus trabalhadores. A estimativa é que em 2012 a classe média termine o ano representando 58% dos trabalhadores formais (29 milhões). 

Casa própria maior

Sonho do brasileiro, o acesso a casa própria não é o que mais chama atenção nos dados da classe média divulgados nesta quinta. 

Ela quer ter casa própria – em 2009, 75% do total já tinha sua casa –, mas quer também ter uma casa grande, com espaço para toda a família. 

De acordo com o estudo, 81% da classe média vive em casas com no máximo duas pessoas por quatro. Na classe baixa, essa média é de apenas 53% e, na classe alta, de 95%.

 

 

Veja respostas do quiz sobre direitos do consumidor

Veja Relacionados:  classe média, serviços, ricos
classe média  serviços  ricos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping