R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

23 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 21/12/2012 às 10h36:

Consumidores de baixa renda são os únicos
que pretendem gastar mais neste Natal

As roupas continuam sendo os presentes mais comuns entre os brasileiros

Do R7

Publicidade

A poucos dias do Natal, apenas os consumidores de baixa renda (com renda familiar até R$ 2.100 mensais) pretendem gastar mais neste Natal do que no fim do ano passado, segundo a sondagem do consumidor para o Natal feita pelo IBRE/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

Apesar de o consumidor brasileiro vir se mostrando cauteloso em relação às compras a prazo, a pesquisa mostrou que disposição para a compra se manteve estável em relação a 2011. Em todas as classes, houve redução no indicador em relação a 2011.

Na comparação com o ano passado, a parcela dos que pretendem gastar mais aumentou de 15,7% para 17,2% do total; a dos que projetam gastar menos subiu de 34,2% para 35,9%.

Na lista de compras (excluindo os que ainda não sabem o que comprar), as roupas continuam sendo o item preferido para a ocasião, mas a vantagem diminuiu este ano com a queda do percentual de 46,9% para 43,6%.

Nas previsões dos consumidores, a maior parte das perdas foi direcionada para os itens eletroeletrônicos, artigos pessoais, perfumes e livros.

Brinquedos e eletroeletrônicos entram na lista dos consumidores com 21,1% e 6,6%, respectivamente.

Dentre os presentes que apresentam aumento da intenção de compra em relação ao ano passado destacam-se os perfumes que foram citados por 2,2% em 2011 e 4,8% em 2012.

Valores

O preço médio previsto para os presentes aumentou em 2,1%, em termos nominais, ficando, portanto, inferior à inflação de 5,6% no período.

O destaque novamente foi para os consumidores de baixo poder aquisitivo: neste grupo, o preço médio previsto para os presentes é 7,9% superior ao do ano passado.

Nesta faixa de renda, o otimismo com os gastos parece estar relacionado de alguma forma ao reajuste real previsto para o salário mínimo nesta época do ano.

 

 

Veja as respostas do quiz sobre cartões de crédito

 
Veja Relacionados:  economia, consumidores, baixa renda, presentes,
economia  consumidores  baixa renda  presentes 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping