R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

21 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 08/09/2010 às 11h55:

Consumo de peixe entre brasileiros
cresceu 40% de 2003 a 2009

Aumento do cultivo em cativeiro e da renda favoreceram crescimento

Do R7*

Publicidade

O governo divulgou nesta quarta-feira (8) os resultados de um estudo que revela aumento no consumo de pescado por pessoa no país. Houve um crescimento anual de 6,46 quilos para 9,03 quilos por habitante entre 2003 e 2009, o que representou um aumento de 39,78% nos últimos sete anos.

O aumento foi comemorado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, que superou em 2009 a meta de consumo de 9 quilos por habitante/ano, prevista inicialmente para 2011.

Apesar disso, o consumo dos brasileiros ainda está abaixo do patamar considerado ideal pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de 12 quilos por pessoa ao ano.

De acordo com o ministro Altemir Gregolin, o resultado é consequência das políticas de desenvolvimento do setor, principalmente com relação ao cultivo de peixes em cativeiro que vem crescendo de forma significativa, mas também do aumento da renda média do brasileiro.

No estudo Consumo Per Capita Aparente de Pescado no Brasil foi verificado um crescimento anual em torno de 6% no período analisado. Somente entre 2008 e 2009, esse aumento chegou a 8%, com um volume total consumido pela população saindo de 1,5 milhão para 1,7 milhão de toneladas.

Do total consumido no Brasil, 69,4% é produzido no território nacional e 30,6% vêm de países como Chile, Noruega e Argentina.

A pesquisa mostrou ainda que 96% da produção nacional em 2009 foi comercializada no mercado interno e apenas 4% dos produtos foram destinados à exportação.

Os países que mais importaram pescado brasileiro foram Estados Unidos, França, Espanha, Japão e Reino Unido.

A queda nas exportações se deveu em grande parte à retração do mercado internacional, justificada pela crise financeira mundial que aprofundou os problemas das economias europeias.

Semana do Peixe

A divulgação desses números ocorre durante a 7ª edição da Semana do Peixe. Desde o ano de 2004, durante o período 1 a 15 de setembro, é realizada a campanha de incentivo ao consumo de pescado que conta com a participação de várias redes de supermercados.

A expectativa é que mais de 400 redes de supermercados participem da ação. Em 2009, houve um aumento médio de até 20% nas vendas de pescados de categorias de produtos complementares durante o período de vigência das promoções.

Para incentivar a participação dos supermercados, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) está promovendo a campanha A melhor peixaria do Brasil com o intuito de estimular a criatividade junto ao setor no que diz respeito à exposição e divulgação da área de pescado nas lojas. Serão premiados o proprietário, o gerente e o encarregado da peixaria. A campanha tem apoio do ministério.

* Colaborou Ivan Torraca, estagiário do R7


Veja Relacionados:  consumo, peixe, pescado, aumento, ministério da pesca, pesca, OMS, brasil
consumo  peixe  pescado  aumento  ministério da pesca  pesca  OMS  brasil 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping