R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

26 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 26/04/2013 às 00h05:

Contribuinte deve aproveitar o fim de semana
para acertar as contas com o Leão

Prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2013 termina na terça-feira (30)

Do R7

Publicidade

Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Leão podem aproveitar este fim de semana para enviar a declaração do IR (Imposto de Renda) 2013 e evitar problemas com a lentidão no sistema da Receita Federal. Quem não enviar o documento até a próxima terça-feira (30) deverá pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74.

A Receita Federal já recebeu mais de 16,4 milhões de declarações e espera que, neste ano, mais de 26 milhões de contribuintes declarem suas rendas.

Especialistas afirmam que, como muitos contribuintes deixam para acertar as contas com o Leão nos últimos dias, pode ocorrer lentidão no sistema da Receita Federal. Erros ou irregularidades no preenchimento levam as declarações à malha fina, o que acaba atrasando a grana da restituição.

Baixe o programa para preencher a declaração

Baixe o programa para envio da declaração

O R7 tem um canal de comunicação exclusivo para as dúvidas dos internautas quanto à declaração do imposto. Todas as respostas ficarão armazenadas no site, organizadas por tema, e estarão à disposição para consulta.

As questões são analisadas e respondidas pelas equipes de tributaristas do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal) e da consultoria HR&Block. Para enviar sua pergunta, clique aqui.

Os consultores do Cenofisco respondem abaixo a algumas dúvidas enviadas por leitores do R7.

Qual a diferença entre deduções legais e descontos simplificados?

Cenofisco: Como o próprio nome diz, descontos legais são aqueles autorizados pela legislação, tais como despesas médicas (sem limites), dependentes, gastos com educação e de incentivos com tetos máximos para aproveitar na declaração. Já no desconto simplificado é adotado um percentual da Receita Bruta (20%) que absorve todos os demais descontos e deduções.

Posso deduzir a valor pago a previdência privada? Como faço?

Cenofisco: São dedutíveis os pagamentos efetuados pelo contribuinte em seu nome e no de seus dependentes, relacionados na declaração, a entidades de previdência complementar domiciliadas no Brasil, inclusive do FAPI, destinados à obtenção de benefícios complementares assemelhados aos da Previdência Social, limitada a 12% dos rendimentos computados na declaração anual.

Como devo declarar doação em dinheiro pelo doador e donatário?

Cenofisco: Na declaração do doador será informado na ficha de doações efetuadas, indicando o beneficiário da doação. Na declaração do donatário será informado na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributados, linha 10.

Comprei no ano passado um terreno de forma parcelada (60 meses). Iniciei construção residência. Devo informar como Bem ou como Dívida? Somente passará para meu nome após a quitação.

Cenofisco: O contribuinte deve informar na ficha da declaração de Bens e Direitos, os gastos no ano com a construção, código 16.

Na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis no item 23 (restituição do imposto sobre a renda de anos-calendários anteriores). Devo declarar somente a restituição de 2012? Como está no plural devo declarar quantos anos? Qual valor? O que consta quando fiz a declaração ou o que realmente foi recebido, já que tem a atualização?

Cenofisco: O contribuinte deve informar todas as devoluções de Imposto de Renda recebidas em 2012, mesmo que se refiram a exercícios anteriores, mas recebidos em 2012.

 

Veja as respostas do quiz de impostos

Veja Relacionados:  Economia, Imposto, Renda, declaração, Leão, IR 2013,
Economia  Imposto  Renda  declaração  Leão  IR 2013 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping