R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

26 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 01/04/2013 às 11h46:

Contribuinte já pode preencher e enviar Imposto de Renda em tablets e smartphones

Novo sistema vale apenas para pessoas físicas e já está disponível para Android e iOS

Marina Marquez, do R7, em Brasília

Publicidade

Os contribuintes já podem baixar o programa, preencher os dados e enviar o Imposto de Renda em um aplicativo especial para tablets e smartphones. O sistema desenvolvido pela Receita Federal começa a funcionar nesta segunda-feira (1º) e estará disponível até 30 de abril, quando termina o prazo para a declaração deste ano.

O aplicativo, m-IRPF, pode ser baixado por contribuintes que possuem sistema Android e iOS (Apple) e preenchido no próprio smartphone ou tablet. Entre as facilidades, ele possui, por exemplo, a possibilidade de salvar o rascunho da declaração e continuar em outro momento.

A declaração no aplicativo online só é possível para pessoas físicas e tem algumas exceções. Neste primeiro ano, não podem usar o sistema novo pessoas jurídicas e pessoas físicas que tenham recebido rendimentos do exterior, rendimentos com ações, e rendimentos de pessoas físicas (profissionais liberais como médicos e advogados), entre outros.

Para utilizar o sistema basta baixar o aplicativo "Pessoa Física" e ter conexão com a internet. Hoje, mais de 100 mil brasileiros já possuem o aplicativo baixado em smartphones e tablets.

Como declarar

Assim que entra no aplicativo e aceita os termos, o sistema já faz uma busca pelo CPF do contribuinte e avisa caso ele já tenha enviado a declaração ou tenha algum impedimento.

É possível recuperar, por exemplo, algumas informações nas bases da Receita Federal como nomes do titular, dos dependentes, de médicos, empresas, planos de saúde. Isso, segundo a Receita, reduz a possibilidade de erros de digitação e evita que os contribuintes caiam na malha fina.

No entanto, o sistema móvel ainda não permite recuperar a declaração de anos anteriores e apenas alterá-la, como é feita no sistema baixado no site.

São cinco quadros que o contrinuinte precisa preencher: identificação do contribuinte, dependentes e alimentados, rendimentos recebidos, pagamentos efetuados e bens e direitos.

Com a declaração preenchida, a transmissão pode ser feita sem baixar um outro programa. O contribuinte vai na funcionalidade "Ver Resumo", checa os cálculos e o resultado da declaração.

É neste momento que ele vai preencher os dados de restituição, como conta bancária. No caso de imposto a pagar, o contribuinte informa a quantidade de cotas que quer pagar e pode, ainda, optar pelo débito automático das cotas.

Por último, ele seleciona transmitir e envia a declaração para as bases da Receita Federal. Com os dados transferidos, são gerados dois arquivos: declaração transmitida e recibo de entrega.

De acordo com o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, quase 6 milhões de declarações já foram entregues desde que o prazo foi aberto.

— Para o próximo ano, a nossa expectativa é aumentar esse sistema, diminuindo as limitações. Esperamos que isso possa ser usado por cerca de cinco milhões de contribuintes dos 20 milhões que ainda faltam declarar este ano.

iPad

Usuários que possuem iPad devem baixar o aplicativo na pasta de "aplicativos para iPhone". De acordo com o gerente do projeto de mobilidade da Receita Federal, José Carlos Fonseca, isso é um problema de sistema da Apple, mas que não impede o contribuinte baixar e fazer a declaração. 

—  Nós já estamos pensando um novo aplicativo específico para o iPad, para os próximos dias. Hoje, se o contribuinte procurar na pasta do iPad, ele não encontra aplicativo da Receita Federal. Mas se buscar na pasta do iPhone, ele encontra e preenche normalmente. 
 

 

Veja as respostas do quiz de impostos

 
Veja Relacionados:  fisicas,receita,imposto,economia,r7
fisicas  receita  imposto  economia  r7 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping