R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 15/03/2013 às 11h43:

Contribuinte poderá calcular Imposto de Renda e restituição em tablets e smartphones

Receita melhora aplicativo para facilitar a prestação de contas

Marina Marquez, do R7, em Brasília

Publicidade

A Receita Federal ampliou o serviço de aplicativo para tablets e smartphones e, a partir desta sexta-feira (15), o contribuinte que já podia consultar o CPF e ter informações sobre a restituição do imposto de renda poderá ainda calcular o imposto que deve pagar e emitir o DARF para pagamento de contas. 

A novidade, segundo a Receita, deve facilitar a vida de contribuintes que querem acompanhar e saber qual o imposto devido. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets; basta pesquisar em "Pessoa Física", no site da Receita Federal

Veja passo a passo de como preencher a declaração

Se o dispositivo móvel for cadastrado no e-CAC, é possível consultar e imprimir o DARF para pagamento de contas do Imposto de Renda desde 2006. O aplicativo faz automaticamente a atualização dos valores com cálculo de multa e juros. 

No caso do cálculo do imposto, é possível acompanhar o valor mensal e anual que o contribuinte deve. 

A coordenadora de Sistemas da Receita Federal, Maria Rita Prudente, esclarece que a ideia é evoluir ainda mais e permitir que as pessoas saibam melhor sobre o imposto de renda, mas lembra que as consultas não servem como forma de declarar e enviar o documento para a Receita. 

—  Agora a pessoa pode guardar históricos de CPF consultados, pagar imposto, calcular ele, além das outras coisas que já existiam. 

Mas não é declaração, é só uma simulação, é só para poder saber, com as informações básicas, quanto é o seu imposto. O contribuinte pode fazer isso mês a mês, ele coloca o rendimento e deduções para calcular o imposto devido. 

Acompanhe a cobertura completa do IR 2013

Além do cálculo do imposto e emissão do DARF de impostos antigos, o aplicativo novo tem ainda um "perguntão" para tirar dúvidas do contribuinte e um quiz para as pessoas checarem conhecimentos sobre o imposto de renda. 

O aplicativo foi lançado em 6 junho 2012, na véspera do primeiro lote de restituição de Imposto de Renda. Foram mais de 1 milhão de consultas sobre restituição(406.987 no Android e 741.071 no IOS) e de consultas de CPF (Android 795.688 e IOS 406.987) entre junho do ano passado e fevereiro de 2013.

Baixe o programa para preencher a declaração

Baixe o programa para envio da declaração

Destes dois serviços que já existiam, a consulta de CPF foi ampliada e o contribuinte pode consultar até 20 CPFs por aplicativo. 

As mudanças já estão disponíveis para Android nesta sexta e devem ser disponibilizadas para o sistema Apple nas próximas semanas. 
 

 

 

Veja as respostas do quiz de impostos

 
Veja Relacionados:  aplicativo, IR 2013, Receita
aplicativo  IR 2013  Receita 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping