R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 12/04/2012 às 05h49:

Corte de juros dos bancos só deverá
beneficiar consumo no 2º semestre

Calote do consumidor atrapalha queda nas taxas e dificulta liberação dos empréstimos

Raphael Hakime, do R7


Publicidade

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, os dois principais bancos públicos brasileiros, anunciaram a diminuição das taxas de juros dos empréstimos para o consumidor a fim de estimular o consumo interno nas últimas semanas. 

Agora, a medida deve provocar uma redução em cadeia dos juros nos bancos privados, que correm risco de perder clientes para os públicos se não seguirem a mesma estratégia.

O objetivo dessas medidas políticas é baratear o crédito para o consumidor e estimular as compras no comércio. Mas o impacto no consumo só deverá ser sentido na segunda metade do ano, segundo o presidente do Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), Claudio Felisoni de Angelo. 

– Acho pouco provável que o consumo aumente no curto prazo por causa da redução dos juros. Os dados indicam que, pelo menos até junho deste ano, teremos um crescimento bem discreto das vendas, até porque a inadimplência continua em ascensão e, se estivermos certos, só passa a cair a partir de junho. 

Na última quarta-feira (11), um estudo do Provar/FIA indicou que o consumo deverá desacelerar consideravelmente no segundo trimestre deste ano, em virtude, sobretudo, do calote do consumidor. A intenção de compra para os meses de abril, maio e junho é a pior desde o primeiro trimestre de 2008 - apenas 58% da população pretende comprar bens duráveis.

Para Felisoni, “o governo tem feito o que pode para estimular o consumo, que é a pedra angular para a construção do Produto Interno Bruto este ano”.

– Uma das iniciativas é irrigar o varejo com recursos advindos dos bancos públicos e forçando os bancos privados a aquecerem nesta política. 

No entanto, o calote do consumidor, que atingiu 7,6% em fevereiro e deverá alcançar 8,1%, é a principal pedra no sapato dos bancos para repassar o dinheiro, explica o presidente do Provar.

– Os bancos alegam o custo alto dos financiamentos e a própria inadimplência que está em ascensão, o que aumenta o risco de crédito e deixa as instituições financeiras mais criteriosas na hora de liberar o crédito.

Apesar disso, ele ressalta que, “para que haja uma condição mais favorável para o consumo, não há dúvida de que é preciso reduzir as taxas de juros na ponta”. Mesmo porque as reduções da taxa básica de juros (Selic) pouco afetam o bolso do consumidor.

– Nós vimos que as reduções da Selic praticamente não impactam a taxa de juros na ponta [no que os bancos cobram do consumidor]. É uma questão econômica, mas também política. É o governo convencendo os bancos a praticarem taxas de juros mais baixas e o setor privado convencendo o governo de que precisa de maior eficiência em legislação.

Na última segunda-feira (9), a Caixa Econômica Federal anunciou a redução dos juros cobrados pelos empréstimos. Os clientes do banco que utilizam o cheque especial terão taxas a partir de 1,35%, uma redução de 67% em relação aos juros cobrados até então. A média do mercado no cheque especial é de 8,34%, segundo a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). 

Na semana passada, o Banco do Brasil aumentou seu limite de crédito para R$ 43,1 bilhões, dinheiro que será destinados a clientes pessoa física e micro e pequenas empresas. Só para os clientes, são R$ 16,3 bilhões que serão repassados por meio de empréstimos.

 

Veja as respostas do quiz

Veja Relacionados:  corte,bancos,juros,consumo,inadimplência
corte  bancos  juros  consumo  inadimplência 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping