R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

3 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 16/07/2010 às 07h04:

Entenda o que foi a Grande Depressão dos anos 30

Mesmo com a atual crise, a quebra da Bolsa em 1929 ainda é o pior fato do capitalismo

Do R7

Publicidade

Em outubro de 1929 a Bolsa de Valores de Nova York (Estados Unidos) quebrou. Após uma onda especulativa que vinha desde o início da década, o pânico dominou os investidores, que, com medo de prejuízos, venderam às pressas suas ações a qualquer preço e as pessoas correram para tirar o dinheiro dos bancos - que fecharam aos milhares. Na época, o jornal americano The New York Times descreveu assim a situação: “A histeria varreu o país”.

Mesmo considerando o abalo que o mundo sofreu desde 2008 com a crise financeira e econômica atual, 1929 e a Grande Depressão dos anos 30 ainda permanecem como a referência do tipo de catástrofe que a especulação financeira pode causar. O desemprego chegou a afetar, em abril de 1932, perto de 13 milhões de pessoas nos Estados Unidos - quase 25% da força de trabalho do país, mas em algumas cidades essa proporção era de 50%.

A crise foi combatida com um conjunto de programas de assistência conhecido como "New Deal", ou novo acordo, criados no governo de Franklin Delano Roosevelt - que assumiu a presidência no início de 1933 - a fim de tirar os Estados Unidos da Grande Depressão. O país só conseguiu se recuperar, no entanto, dez anos depois da quebra da bolsa. A indústria americana retomou a atividade com a produção de material bélico, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

 
Veja Relacionados:  Bolsa,Grande Depressão
Bolsa  Grande Depressão 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping