27 de Maio de 2012
Sophia Camargo esclarece dúvidas de internautas
Segundo o professor Luiz Jurandir, da FEA (Faculdade de Econômia, Administração e Contabilidade), da USP, não existe uma receita única de geração de poupança. Tudo depende do perfil da pessoa: se ela tiver uma renda muito baixa, vai ter muita dificuldade de gerar poupança.
Já quem tem renda suficiente para se alimentar, pegar o ônibus e pagar suas contas tem potencial para gerar reservas.
Para poupar, no entanto, ela precisa saber o que é importante, quais gastos ela precisa ter e quais não precisa. É preciso fazer uma análise critica dos gastos e, a partir daí, definir o que é possível não gastar.
- Sem esse autoconhecimento e essa visão crítica do que é importante, é muito difícil definir uma regra. Para quem fuma, por exemplo, é muito difícil ficar sem o cigarro - e ela tem um gasto de R$ 130 a R$ 200 por mês, em geral. Para quem mora longe é o mesmo: é impossível não ter gastos com transporte. O importante é ter uma autocrítica e filtrar o gasto que é representativo.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7