R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 07/11/2012 às 14h45:

Governo propõe ICMS interestadual em 4%

Governadores divergem sobre a proposta e não há acordo

Marina Marquez, do R7, em Brasília

Publicidade

O Governo Federal apresentou a proposta de unificação da alíquota interestadual do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos Estados da federação em 4%. Em reunião com os governadores, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou a proposta que unifica a alíquota em oito anos.

Dessa forma, todos os Estados chegarão a 4% juntos, tanto os Estados que têm alíquota de 12% como os que têm alíquota de 7%.

Para convencer os Estados que vão perder com a arrecadação, o governo propôs também dois fundos. Um será de compensação para os Estados perdedores e terá validade de 16 anos e o outro será um fundo regional de desenvolvimento industrial.

Os governadores que participaram da reunião divergem sobre a proposta e disseram que não foi possível chegar a um acordo. A partir de agora, os Estados vão estudar a proposta e novas reuniões devem ser marcadas.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, disse que a proposta do governo federal é consistente e segura.

— É a primeira vez que o Governo Federal faz uma proposta de unificação da alíquota em 4% interestadual. Quem (Estados) tiver perdas será compensado rigorosamente a cada ano com o fundo de compensação.

Segundo Queiroz, esse fundo regional permitirá que o setor privado, que recebe os benefícios fiscais, permaneça no Estado em que está atualmente, evitando o deslocamento das empresas e a consequente retração da economia local.

Os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de São Paulo, Geraldo Alckmin, disseram que perderão com a mudança, mas que se todas as garantias forem feitas, é possível pensar em um acordo.

Casagrande, no entanto, disse que muito precisará ser discutido antes de um acordo entre os Estados.

— Se essas medidas forem todas aplicadas ao mesmo tempo, detalhadas a partir dessa reunião, é possível que haja concordância, mas essa foi a primeira vez que o governo federal apresentou oficialmente a proposta, precisamos conversar muito ainda.

Alckmin também reforçou que será preciso uma compensação real e que é preciso chegar a uma alíquota final igual para todos. Se não, segundo ele, o problema da guerra fiscal não será resolvido.

Sem acordo

O governador do Mato Grosso do Sul, Andre Puccinelli, classificou como absurda a proposta do governo federal e disse que Centro-Oeste, Norte e Nordeste sairão muito prejudicados e defendem uma outra proposta. Por eles, a redução seria diferente para os Estados e não haveria unificação.

Os que cobram 12% de ICMS chegariam a 7% e os que cobram 7% chegariam a 2%. Os dois teriam redução de cinco pontos percentuais em oito anos.

— O que querem é fatiar o cadáver. Não há uma só garantia porque parte da proposta será feita por MP e vamos acabar chupando dedo. O que querem é coloquemos voluntariamente a cabeça na guilhotina. Quem vai por a cabeça na guilhotina?

O governador de Goiás, Marconi Perillo, disse que a reunião com o governo federal acabou em uma grande "choradeira" dos Estados.

— Os Estados, de maneira geral, colocaram seu estado de penúria. Cada dia que passa aumenta a receita em favor da União e diminuem os impostos compartilhados com municípios e Estados. Há interesse em encontrar uma solução gradual, mas a proposta inicial tem muitas divergências.

 
 

Veja as respostas do quiz de planos econômicos

Veja Relacionados:  ICMS
ICMS 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping