R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

1 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 08/01/2013 às 09h33:

Inea concede licença prévia para porto na "área do meio"

ReutersReuters

Publicidade

SÃO PAULO, 8 Jan (Reuters) - O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro concedeu no início deste ano licença prévia para a concessão de um porto na baía de Sepetiba, em Itaguaí, eliminando um dos últimos obstáculos para que a companhia docas do Estado possa seguir adiante com a licitação de terreno conhecido como "área do meio".

A área, entre os portos da CSN e da Vale, é alvo de interesse de grupos siderúrgicos como Usiminas e ArcelorMittal, que no ano passado afirmou que planejava fazer parceria com a primeira para disputar a concessão, que poderá exigir investimentos de cerca de 800 milhões de dólares.

Segundo o Inea, a licença foi concedida em 4 de janeiro, após expectativa anterior de que a autorização fosse emitida até o fim de outubro de 2012. A licença, na realidade, é uma renovação de uma autorização anterior cujo prazo de vigência havia vencido.

"A demora na liberação se deu em função do estabelecimento e efetivo cumprimento das compensações ambientais estabelecidas entre as condicionantes ao empreendimento", afirmou o Inea à Reuters.

A Usiminas, maior produtora de aços planos do país, possui desde 2008 um terreno com cerca de 850 mil metros quadrados que não tem saída para o mar, mas é adjacente à área do meio, que tem 245 mil metros quadrados. A empresa mostrou interesse no empreendimento no ano passado pois precisa de terceiros para poder escoar sua produção de minério de ferro para o exterior.

Procurados, representantes da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) não puderam comentar de imediato quando o edital de licitação da área será publicado.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

 
Veja Relacionados:  Reuters
Reuters 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping