R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

23 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 08/01/2013 às 13h26:

Juros do cheque especial e do empréstimo ficam menores em 2012

Procon mostra que taxas não acompanharam queda da Selic na mesma proporção

Do R7

Publicidade

Quem precisou contratar crédito em 2012 percebeu que os juros do cheque especial e do empréstimo caíram no ano, como aponta o relatório anual de juros divulgado pela Fundação Procon-SP nesta terça-feira (8).

O levantamento apurou as taxas praticadas ao longo do ano por Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

A taxa média do empréstimo pessoal foi de 5,54% ao mês, o que representa uma queda de 0,12 ponto percentual em relação à taxa média de 2011, que era de 5,66% ao mês. 

A maior taxa média do ano foi apurada no Banco Itaú, com 6,66% ao mês; já a menor foi praticada pela Caixa Econômica Federal, com 4,35%  ao mês. 

Já no cheque especial, houve queda de 9,45% ao mês em 2011 para 8,59% ao mês em 2012, o que indica um recuo de 0,86 ponto percentual.

O banco Safra teve a maior taxa, de 9,97% ao mês, enquanto a Caixa Econômica Federal ofereceu os menores juros, de 5,60%. 

Segundo o Procon, o comportamento das taxas não acompanhou a sucessão de quedas da taxa básica de juros, a Selic, na mesma proporção. O empréstimo pessoal apresentou, nos quatro primeiros meses deste ano, taxas médias mensais maiores do que as do mesmo período no ano anterior.

A partir de maio, no entanto, as taxas mensais passaram a ser menores do que em 2011. A trajetória de queda seguiu durante todos os meses do ano, sendo interrompida somente no mês de junho, com pequena alta em relação ao mês anterior. 

 

 
Veja Relacionados:  cheque especial, empréstimo, juros, Procon
cheque especial  empréstimo  juros  Procon 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping