R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 21/11/2012 às 17h19:

Justiça barra projeto que integra
sete grandes hidrelétricas no Pará

Hidrelétrica sem licença é parte de complexo dos rios Tapajós e Jamanxim

Estadão Conteúdo, com R7

Publicidade

A Justiça Federal em Santarém proibiu a concessão de licença ambiental para a usina São Luiz do Tapajós enquanto não forem feitas a consulta prévia aos índios afetados e a AAI (Avaliação Ambiental Integrada) dos impactos de todas as usinas planejadas para a bacia do rio Tapajós.  O juiz fixou multa diária de R$ 100 mil em caso de desobediência à proibição.

Na decisão em que concedeu a liminar, o juiz José Airton de Aguiar Portela determinou que a avaliação deverá considerar, inclusive, as compensações no que diz respeito à infraestrutura urbana, rodoviária, portuária e aeroportuária —  além de investimentos em saúde e educação nos municípios de Santarém, Jacarecanga, Itaituba, Novo Progresso, Trairão, Rurópolis, Aveiro e Belterra.

A Eletronorte e a Eletrobras alegaram que os estudos de impacto ambiental não indicam a possibilidade de prejuízos ambientais ou às comunidades tradicionais. Argumentaram ainda que, apesar da ausência de exigência legal, a AAI sobre a bacia do rio Tapajós está em fase de contratação pelos empreendedores junto a uma empresa, estimando-se que os procedimentos administrativos se encerrarão em março de 2013, antes da finalização do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) para entrega ao Ibama.

Airton Portela reconhece que não há lei que imponha diretamente a observância de AAI para aprovação de inventário, mas salienta que esta obrigação está prevista em portaria do Ministério das Minas e Energias.

— Diante disso, cabe então responder-se à seguinte pergunta: podem os órgãos públicos envolvidos no projeto hidrelétrico em debate deixar de observar a determinação da Portaria Ministerial 372/2009? A resposta há que ser negativa.

A Usina Hidrelétrica de São Luiz do Tapajós é projeto que integra o Complexo Tapajós, conjunto de sete grandes hidrelétricas a serem construídas nos rios Tapajós e Jamanxim.

 
Veja Relacionados:  Santarém,Justiça Federal,São Luiz do Tapajós
Santarém  Justiça Federal  São Luiz do Tapajós 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping