R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

23 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 15/07/2010 às 16h19:

Petrobras inicia produção comercial do pré-sal no ES

Presidente da empresa destacou desenvolvimento de novas técnicas e equipamentos

Do R7

Publicidade

A Petrobras retirou nesta quinta-feira (15) o primeiro óleo da camada pré-sal do Campo de Baleia Franca, localizado a cerca de 85 km da cidade de Anchieta, no Espírito Santo, na Bacia de Campos. Foi a primeira produção comercial permanente da camada pré-sal. 

Um evento, que contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, marcou o início simbólico da extração de petróleo do pré-sal no Estado nesta quinta-feira. 

As jazidas do pré-sal do Campo de Baleia Franca foram descobertas em dezembro de 2008. Segundo o presidente da Petrobras, a velocidade entre a descoberta do reservatório e a exploração do petróleo deve ser destacado. 

- A descoberta desse campo foi há dois anos e, em dois anos, já estamos com óleo produzindo. Isso, na lógica e na experiência internacional, é algo extremamente destacável. 

O poço do pré-sal em exploração no Espírito Santo vai produzir cerca de 13 mil barris de petróleo leve por dia. Entretanto, a previsão é que a produção suba para de 20 mil barris por dia ainda este ano. Gabrielli exaltou o uso e desenvolvimento de novas tecnologias no processo de exploração do pré-sal. 

- Essa é a primeira produção comercial permanente do pré-sal brasileiro. Nesta produção, já estamos adotando tecnologias novas para mapear e planejar a utilização dos recursos que estão nos [outros] reservatórios. Estamos usando materiais que são adaptados para as características específicas da produção do petróleo do pré-sal, particularmente no que se refere à corrosão. 

O presidente da Petrobras afirmou ainda que a empresa estão tendo “condições de provar e acompanhar uma capacidade produtiva extremamente elevada desses reservatórios”. 

- Portanto, do ponto de vista do pré-sal, esse é um momento a mais na trajetória do desenvolvimento do conhecimento dessa província petrolífera, de dimensões gigantescas, na qual estamos trabalhando. 

A produção será iniciada por meio da conexão de dois poços - FPSO Capixaba e 6-BFR-1-ESS. A plataforma já produz desde maio deste ano, no pós-sal, um total de 44 mil barris por dia. 

Até o final do ano, está previsto que a plataforma seja interligada a um total de nove poços. Serão cinco poços no Campo de Cachalote e outros quatro poços no Campo Baleia Franca - dois destes na camada pré-sal. 

O pico de produção está programado para ocorrer em dezembro de 2010, com expectativa de volume de 100 mil barris de óleo por dia e 1,35 milhões de metros cúbicos de gás natural.


Veja Relacionados:  lula,pré-sal,petrobras,gabrielli,petróleo
lula  pré-sal  petrobras  gabrielli  petróleo 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping