R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

23 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 01/03/2013 às 09h13:

Petrobras negocia parceria com Sinopec para refinarias

Presidente da companhia está na China estudando prováveis investidores

Estadão Conteúdo

Publicidade

Com dificuldades para tocar sozinha as obras de importantes refinarias de petróleo no Nordeste, a Petrobras precisou ir à China tentar convencer a estatal do setor no país asiático a entrar como sócia nos empreendimentos.
 
A presidente da companhia, Maria das Graças Foster, aproveitou visita a prováveis investidores nos leilões de petróleo e gás marcados para este ano para tentar formar parcerias também na produção de gasolina e diesel.

A informação foi revelada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que admitiu "uma certa dificuldade financeira" para a estatal levar adiante os projetos das Refinarias Premium 1 e 2, localizadas no Ceará e no Maranhão. 

No caso maranhense, o início do refino de petróleo estava previsto pela Petrobras para 2016, mas o governo estadual já estima que o empreendimento só esteja concluído em 2018.

— Um projeto nessa altura não pode acabar, ele é uma necessidade para o País. Estamos importando gasolina e diesel não porque não temos petróleo, mas porque não temos refinarias. 

Disse Lobão durante o programa de rádio Bom dia ministro, produzido pela Radiobrás.

— Pedi que a Graça fosse à China buscar parceria com estatal para completar a refinaria do Maranhão. 

Completou o ministro. A empresa chinesa em questão é a Sinopec, gigante do setor energético que tem ações listadas nas Bolsas de Hong Kong, Nova York, Londres e Xangai.

Após a participação no programa, Lobão voltou atrás e disse que a viagem da executiva à Ásia na semana passada foi feita, na verdade, a convite de empresários locais interessados em se associarem à Petrobras para a disputa dos leilões de exploração de gás e petróleo. A 11ª rodada ocorrerá em maio, o leilão de gás não convencional foi antecipado para outubro e o certame do pré-sal está marcado para novembro.

— O modelo contempla a formação de consórcios para explorarem essas áreas junto com a Petrobras. Por isso, a Graça visitou a China e visitará outros países. Mas ela recebeu convites para conhecer esses eventuais parceiros, ela não está lá como uma caixeira viajante. 

Térmicas

Lobão voltou a dizer ontem que o governo continua avaliando o pedido das distribuidoras de eletricidade de ajuda para lidar com o alto custo da energia térmica. Além das companhias de distribuição, as geradoras também vão procurar o governo para pedir socorro para arcarem com pelo menos R$ 600 milhões de um rombo total estimado em R$ 4 bilhões em janeiro. "Sempre recebemos os agentes do setor e vamos avaliar as demandas", limitou-se a comentar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 
 
Veja Relacionados:  petrobras,petroleo,economia,r7
petrobras  petroleo  economia  r7 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping