R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 11/12/2012 às 09h26:

Possível fim do corte do IPI puxa venda de carros

Na primeira semana de dezembro, foram comercializados 84 mil veículos

Estadão Conteúdo

Publicidade

A possibilidade do fim da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), em vigor desde o fim de maio, está levando mais pessoas às lojas, informam concessionários.

Na primeira semana do mês, as vendas de veículos cresceram 13% em relação ao mesmo período de novembro, somando 84 mil unidades. Já em relação a dezembro de 2011 o resultado da primeira semana é de queda de 16,7%.

A grande expectativa entre as montadoras de que o governo manterá o IPI menor ao menos até março, com receio de uma queda expressiva na atividade econômica no primeiro trimestre de 2013.

Mas, se isso ocorrer, o anúncio da prorrogação será feito somente depois do dia 20. Até lá, fabricantes e concessionários vão fazer campanhas com o mote de "último mês de redução do IPI" para atrair clientela.

A General Motors realizou feirão na fábrica de São Caetano do Sul (SP) no último fim de semana usando o chamativo e vai repetir a dose no próximo sábado (15) e no domingo (16).

Segundo o gerente da revenda Volkswagen Amazon, na capital paulista, Marcos Leite, a loja está reforçando estoques para evitar falta de produtos e até garantir alguma sobra de modelos com IPI mais baixo para início do próximo ano.

— Nesta segunda-feira (10), já notamos maior número de clientes na loja, sinalizando uma movimentação maior em razão do fim do IPI.

Segundo Leite, apenas modelos importados como Jetta, Tiguan, Passat e Fusca estão em falta.

— Não aceito nem encomenda, pois não há garantia de entrega até o fim do mês.

Alguns carros que já tinham lista de espera em outubro, quando ocorreu a última prorrogação do benefício do IPI, seguem com dificuldade de entrega.

O compacto March, da Nissan, voltou a ser importado do México mas dificilmente o consumidor vai encontrá-lo para pronta entrega. Em algumas lojas de São Paulo também há fila para algumas versões do Fiat Grand Siena e do Ford EcoSport, segundo relatam concessionários.

Na GM, a espera pode passar de 30 dias para Cobalt, Spin, Cruze e o recém-lançado Onix, mas há Agile, Celta e Classic - alvos principais do feirão — para pronta entrega.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) projeta vendas de quase 370 mil veículos este mês. Se confirmado, será o terceiro melhor em vendas da história, atrás dos resultados de dezembro de 2010 (381,5 mil unidades) e agosto deste ano (420 mil).

Atingindo esse volume, a indústria fechará 2012 com vendas de 3,8 milhões de veículos, quase 5% acima do resultado de 2011. Para 2013, a estimativa da Anfavea é de chegar próximo das 4 milhões de unidades, incluindo caminhões, cujas vendas começaram a reagir em outubro. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

 

 

 

Veja Relacionados:  economia, IPI, redução, imposto, venda, carro
economia  IPI  redução  imposto  venda  carro 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping