R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 20/11/2011 às 11h13:

Redes sociais viram febre na busca por
emprego. Saiba como achar sua vaga

Confira os principais canais do Twitter, Facebook, entre outros, para encontrar trabalho

Do R7*

Publicidade

Redes sociais têm se tornado uma ferramenta recorrente na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Pesquisa do segmento, realizada pela Catho Online - especializada em recolocação profissional - aponta que 24% dos entrevistados conseguiram participar, em 2011, de algum processo seletivo por meio de sites de relacionamento.

Com Renato Dell foi assim. O estudante de publicidade e propaganda procurava um novo estágio e acompanhava pelo Facebook o perfil Social Trampos, quando surgiu o anúncio de uma vaga na sua área. Ele logo encaminhou seu currículo por e-mail, fez uma entrevista e foi contratado.

- Eu mandei uns 40, 50 currículos. Fui chamado só pra quatro ou cinco entrevistas. Se tivesse desistido na terceira, não estaria empregado agora.

A página divulga vagas específicas para a área de social media, contudo a rede está repleta de perfis que divulgam vagas de empregos diversas - no quadro abaixo, confira a lista dos principais canais para conseguir uma vaga na rede.

Ainda que a maior parte das oportunidades seja na área de comunicação, o mercado tem crescido muito e engloba outros segmentos. Nos maiores sites de divulgação, há subdivisões com vagas de meios e cargos (como estagiários e executivos). 

De acordo com Priscila Ponte, consultora de recursos humanos do site de classificados Catho Online, a dica mais importante para quem busca emprego pela internet é se “fazer presente” e divulgar o currículo nos mais variados meios online. 

- Sites pagos ou gratuitos, redes e grupos sociais, blogs e sites das próprias empresas, além de utilizar os e-mails indicados por seu networking [rede de pessoas com a qual se relaciona]. 

Outro ponto importante é que o profissional tem que ser proativo. Não adianta se inscrever em sites de classificados de empregos e ficar à espera do convite para o processo seletivo. Manter o currículo atualizado, dinamizar suas buscas e acompanhar as tendências do mercado são atitudes fundamentais.

Redes especializadas 

Além do Twitter e Facebook, mais usadas atualmente, há outras redes sociais voltadas diretamente ao mercado de trabalho, como o LinkedIn. Elas têm como vantagem a possibilidade de interação direta com as pessoas e empresas que têm as vagas abertas. O profissional que faz uso deste tipo de plataforma ainda pode fazer contatos, sem a ajuda de outras empresas. Também é possível fazer uso da ferramenta em que as pessoas elogiam e recomendam seu trabalho, como antigos chefes.

Segundo a pesquisa realizada pela Catho Online em abril deste ano, quanto maior o nível hierárquico, maior a utilização desse tipo de site. 

O peso de sites e blogs 

É importante lembrar que, no Brasil, as redes sociais ainda são os meios menos utilizados pela maior parte das empresas para recrutamento de profissionais. Desta forma, elas não devem ser a única fonte de busca de empregos, pois ainda não ganharam força suficiente para superar o networking e os sites e blogs criados somente com esta finalidade. 

Por mais que tenha mudado nos últimos anos, as indicações e sites de classificados aparecem como os meios mais efetivos de contratação, de acordo com o levantamento. Por isso, manter o bom relacionamento com pessoas que podem fazer uma indicação para uma vaga de emprego, ainda é uma ótima forma de conquistar um espaço no mercado.

Cerca de 68% das pessoas usam a internet para procurar trabalho. Assim, é sempre válido que o profissional utilize todos os recursos disponíveis na rede para aumentar as chances de contato com uma empresa.

* colaboraram Isabella Fagnani e Marina Ribeiro, estagiárias do R7
 
Procure sua vaga nas redes sociais
Twitter Seguidores Como se definem no Twitter Facebook Curtidas Site
305892 @vagas - Maior canal de empregos do Twitter no mundo, com dicas do mercado de trabalho, vagas, mensagens de parceiros e novidades do site de carreira 14,754
64390 @trampos - Vagas de emprego na área de comunicação 26,794
31018 @VagasExecutivas - Divulgação de Vagas Executivas postadas pelos principais Headhunters do Pais 255
23053 @curriculumvagas - Acompanhe nossas vagas na hora que são incluidas no site 26,402
22526 @empregobrasil - Empregos, Estágios, Concursos, Trabalhos e Freelancers por todo o Brasil 881
13283 @Catho_Online - Maior classificados de emprego online da América Latina, com mais de 250 mil empregos disponíveis e média de 10 mil contratados por mês 356
11380 @MonsterBrasil - Monster é o maior site de empregos do mundo. Siga-nos para receber vagas no Brasil e exterior, dicas sobre carreira, currículo e trabalho 1,98
9193 @nubeestagios - O Nube oferece gratuitamente vagas de estágios e aprendizagem para estudantes 2,847
8483 @EmpregosVagas - Vagas de emprego anunciadas no Twitter - - -
6165 @UniversiaVagas - Confira dicas de estágios, trainee, currículos e entrevistas - -
5728 @RHBrasil - Vagas de Emprego - Recrutamento e Seleção, Temporários, Estágios, Terceirização e Avaliações Psicológicas 25
4550 @EmpregoRapido - Vagas de Emprego em todo o Brasil 182
4249 @soulan - Vagas de emprego, trabalho temporário, terceirização, recrutamento e seleção, estágios, executives, coaching, avaliações e testes, treinamento e desenvolvimento 37
4142 @tuitajobs - O Tuit a Jobs é uma ferramenta que nasceu para ajudar todos aqueles que buscam por novos empregos 133 -
3768 @empregonarede - Empregos, concursos, estágios, informações do mercado profissional e tudo mais você encontra aqui, 24 horas por dia - - -
3651 @BrasilVagas - Divulgamos uma grande variadade de vagas de emprego, de maneira gratuita e facil pra quem esta a procura de um, acesse o site e confira 729
526 @vagasCEVIU - Perfil do Portal CEVIU para envio de vagas 605
476 @trabalhonaweb - Divulgação de Vagas postadas pelas principais Empresas de Recrutamento do País 38 x
240 @LatAmHeadHunter - - -
145 @TodasAsVagas - Receba todas as vagas postadas pelos principais perfis de classificados no Twitter - - -
 
Fonte: Mídias sociais das empresas

 

 

 

 

 

 


Veja Relacionados:  emprego, mídias sociais, redes sociais, twitter, facebook, vagas
emprego  mídias sociais  redes sociais  twitter  facebook  vagas 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping