R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 12/12/2012 às 10h08:

São Paulo e Rio de Janeiro perdem participação no PIB

Vitória e São Bernardo do Campo aumentaram a produção de riquezas

Do R7

Publicidade

As grandes cidades do Sudeste continuam sendo líderes na produção de riquezas do País, mas essa participação vem diminuindo com os anos. Entre 2009 e 2010, São Paulo (-0,3 p.p.) e Rio de Janeiro (-0,2 p.p.) tiveram as principais perdas.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), considerando os 23 municípios com participação de ao menos 0,5% do PIB brasileiro, entre 2009 e 2010, Vitória (ES) e São Bernardo do Campo (SP) aumentaram suas participações em 0,1 ponto percentual cada um.

Os principais movimentos observados em 2010 estão vinculados às commodities. Enquanto alguns municípios tipicamente agrícolas experimentaram perdas de participação relativa, por conta dos baixos preços das commodities agrícolas, principalmente os grandes produtores de soja, os produtores de minérios, especialmente o minério de ferro, tiveram ganhos de participação.

Na análise do PIB per capita, os municípios com atividades de produção e beneficiamento de minérios também se destacaram.

Em 2010, seis capitais concentravam aproximadamente 25% da geração de renda do país, dos quais cinco se caracterizavam pela concentração da atividade de serviços (intermediação financeira, comércio e administração pública).

No que tange ao valor adicionado bruto na agropecuária, destacaram-se municípios produtores de café, trigo, feijão, algodão herbáceo e frutas.

Cristalina (GO) subiu da 11ª colocação em 2009 para a primeira em 2010. Na indústria, 12 municípios respondiam por aproximadamente 25% do valor adicionado, com 14,8% da população nacional.

Já no setor de serviços, com 40 municípios, chegava-se à metade do valor adicionado bruto dos serviços e a 28,5% da população.

Perdas

Em São Paulo, os segmentos indústria de transformação e comércio e serviços de manutenção e reparação foram os principais responsáveis pela perda de participação.

A queda de participação do Rio de Janeiro ocorreu principalmente em função da indústria de transformação, no segmento fabricação de máquinas e equipamentos utilizados na extração mineral e na construção.

O município do Rio de Janeiro também perdeu participação devido ao ganho da atividade extrativa mineral, atividade que não é típica da capital carioca.

 

 

 

 

Veja Relacionados:  economia, municípios, PIB
economia  municípios  PIB 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping