26 de Maio de 2012
O setor é responsável por 70% da força de trabalho e representa menos de 30% do PIB
O diretor técnico do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Carlos Alberto dos Santos, afirmou nesta terça-feira (3) que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 70% da força de trabalho, mas representam menos de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, o que revela a grande diferença no encadeamento produtivo no Brasil. Para ele, essas empresas precisam incorporar inovações para poderem competir no mercado.
- Temos que incorporar nas micro e pequenas empresas as tecnologias e renovações em termos de gestão das grandes empresas.
Carlos Alberto participou do workshop Encadeamento Produtivo entre Grandes e Pequenas Empresas: Proposição de Políticas, realizado na sede do Sebrae em Brasília.
O intuito do evento é gerar propostas para a implementação de políticas públicas que aumentem a competitividade das micro e pequenas empresas em mercados globais.
O embaixador Rubens Ricupero, condutor dos debates, ressaltou que o sistema de produção não se restringe a um ambiente nacional.
- A produção é globalizada, por isso temos que melhorar a qualidade da oferta brasileira nesse mercado. Ainda precisamos adequar essas micro e pequenas empresas para que atendam às demandas internacionais.
No encerramento das atividades serão apresentadas propostas de políticas públicas ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), à Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento), à CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a outras organizações relacionadas ao tema.
O workshop é promovido pelo Sebrae, em parceria com a Unctad, Fórum de Líderes e a Agência Alemã de Cooperação Técnica.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7