R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 08/08/2012 às 08h38:

TIM nega ter derrubado ligações de usuários
e diz que relatório da Anatel tem erros

Documento apontou que 8 milhões de consumidores tiveram chamadas interrompidas

Do R7

Publicidade

A operadora de telefonia celular TIM nega veementemente que tenha provocado desligamentos das chamadas dos consumidores do plano Infinity, conforme apontado no relatório feito pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Por meio de nota, a empresa afirma que o documento foi feito por um escritório regional da agência reguladora e já foi analisado por uma equipe técnica. 

— Na ocasião, foram identificados graves erros de processamento, que alteram as informações apresentadas e levam a conclusões erradas.

No relatório, feito entre os meses de março e maio, consta que, em um único dia — 8 de março deste ano — um total de 8,1 milhões de usuários foram afetados, em todo o Brasil, pelo encerramento das chamadas causado pela TIM. Pelo plano Infinity, os consumidores pagam apenas a ligação, e não a duração da chamada. 

Com as interrupções das chamadas, os usuários precisaram gastar R$ 4,3 milhões no dia 8 por serviços não prestados na sua totalidade, aponta o relatório.

As informações foram divulgadas pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba para o embasamento de uma ação judicial na qual o Ministério Público do Paraná pede a retomada da suspensão das vendas de chips e modems da operadora no Estado. Os promotores recorreram à Justiça para que a TIM cumpra as seis metas de qualidade apontadas pela Anatel.  

A Promotoria pede que a TIM seja condenada a indenizar todos os consumidores do plano Infinity pelos prejuízos que sofreram desde seu lançamento, em março de 2009, com a devolução em dobro dos valores cobrados indevidamente pela operadora. 

Segundo a TIM, a companhia “preza pela transparência total na relação com seus consumidores e informa ainda que suas considerações sobre esse relatório já estão protocoladas na Anatel e à disposição do público.”

Punição da Anatel

De 23 de julho ao dia 3 de agosto, a operadora teve a comercialização de novas linhas de celular e dos serviços de internet (3G) suspensa em 19 Estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Rio de Janeiro.

A punição foi imposta pela Anatel pela falta de qualidade nos serviços e atingiu também a Oi, proibida em cinco Estados, e a Claro, vetada em três.

Em nota divulgada na última terça-feira (7), a Anatel esclareceu que o relatório faz parte de processo administrativo para apurar descumprimento de obrigações. A agência vai aguardar a defesa da TIM para, então, adotar as providências cabíveis. 

A agência manteve o posicionamento nesta quarta-feira (8). 
 
Londres 2012

O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.

 

Veja respostas do quiz sobre direitos do consumidor

 
Veja Relacionados:  Tim, Anatel, Infinity
Tim  Anatel  Infinity 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping