AFPQuase oito milhões de veículos Toyota devem passar por oficinas no mundo todo por possíveis problemas no pedal do acelerador, que pode travar
26 de Maio de 2012
Prius se transformou na aposta da marca pela tecnologia verde e pelo sucesso nas vendas

A Toyota anunciou que os modelos afetados são a última geração do Prius, o sedã Sai, o Lexus HS250h e o Prius Plug-in, todos eles modelos híbridos, que combinam motor elétrico e a gasolina, e cujos sistemas de freios são similares. A montadora japonesa disse em comunicado que os consertos começarão na quarta-feira no Japão, onde 223.068 serão revisados, e se comprometeu a iniciar as medidas no resto dos mercados o mais rápido possível.
Como medida adicional, a Toyota suspenderá as vendas no Japão do sedã Sai, lançado no final do ano passado, do Lexus HS250h e do Prius Plug-in. As vendas dos modelos padrão da terceira geração do Prius não serão suspensas, já que as correções no software do sistema de freios já foram aplicadas a todos os modelos que saíram da fábrica desde o final de janeiro.
O recall do Prius se soma aos quase oito milhões de veículos Toyota que deverão passar por oficinas no mundo todo por possíveis problemas com a resposta do pedal do acelerador, que pode ficar travado.
Na semana passada,a montadora anunciou ter identificado na América Latina, na África e no Oriente Médio um total de 180 mil veículos equipados com o mesmo acelerador que apresentou problemas na América do Norte e na Europa. Pouco depois de negar um possível recall, a empresa anunciou que os veículos serão submetidos a consertos, segundo uma porta-voz do grupo.
O presidente da Toyota voltou a pedir perdão aos motoristas, como fez na última sexta-feira, assumiu sua responsabilidade no ocorrido e reafirmou seu compromisso com a "qualidade" dos produtos da montadora.
- Estou assumindo a liderança.
Ele se comprometeu a trabalhar conjuntamente com fornecedores e distribuidores de veículos, para "recuperar a confiança" e reafirmar a "qualidade" dos carros da Toyota.
Até o último dia 1º, 94 queixas tinham sido apresentadas ao Ministério dos Transportes japonês por causa da possível falha nos freios do Prius, que a Toyota atribui a um defeito do software e não a uma falha mecânica. Mais de 100 reclamações foram apresentadas também nos Estados Unidos, e por isso veículos de imprensa dão como certo que haverá um recall do Prius em território americano.O Prius se transformou na aposta da Toyota pela tecnologia verde e seu mais recente sucesso de vendas. Desde que sua terceira geração chegou ao mercado, em maio passado, a empresa japonesa vendeu mais de 300 mil unidades em 60 países.
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7