R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 22/04/2010 às 09h10:

Trabalhadores gregos fazem greve
contra plano de ajuda internacional

Funcionários públicos protestam contra corte de salários e congelamento de aposentadorias

Reuters

Os trabalhadores do setor público da Grécia deixaram seus postos nesta quinta-feira (22) para protestar contra as medidas de austeridade e pressionar o governo a não fazer mais cortes fiscais. A medida estaria dentro de um pacote de resgate da economia feito pela União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os ativistas gregos protestam contra o corte nos salários do setor público, o congelamento das aposentadorias e o aumento de impostos praticados pelo governo para tentar tirar a Grécia de uma crise fiscal que levou os juros do país ao índice máximo em 12 anos.

O secretário-geral do sindicato do setor público Adedy, Ilias Iliopoulos, que representa meio milhão de trabalhadores, foi contundente ao falar dos planos do governo:

- Essas medidas sanguinárias não vão ajudar a Grécia a sair da crise. Começa um trágico período.

Médicos, enfermeiras, professores, autoridades tributárias e estivadores pararam de trabalhar e afetaram os serviços públicos. Milhares de pessoas devem marchar ao parlamento grego ao meio-dia no horário local, enquanto autoridades europeias e do FMI se reúnem para o segundo dia de conversas, que podem resultar num auxílio financeiro para o país.

O temor é que o governo aceite o pacote de resgate de quase R$100 bilhões (De 40 a 45 bilhões de euros), e que algumas limitações desse pacote possam afetar o padrão de vida do país, onde um em cada cinco pessoas vive abaixo da linha de pobreza, de acordo com dados da UE.

A funcionária pública Pavlina Parteniou, de 38 anos, fez duras críticas ao pacote:

- Nós não vamos tolerar mais medidas porque nós não conseguimos pagar nossas contas. Eu tenho uma hipoteca, dois filhos, eu cortei todo o luxo. Por que eles não pegam aqueles que roubaram o dinheiro? É o meu salário ou a aposentadoria de 300 euros da minha mãe que vai salvar o país?


 
Veja Relacionados:  Grécia, Greve, Trabalhadores, FMI, UE
Grécia  Greve  Trabalhadores  FMI  UE 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping