R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Economia/Notícias

Icone de Economia Economia

publicado em 12/01/2010 às 11h58: atualizado em: 12/01/2010 às 13h00

Vence hoje IPVA de veículos com placas final 3

Assessoria da Secretaria da Fazenda confirma lentidão no sistema de pagamento

Do R7

O prazo para o pagamento IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para veículos com placa final 3 termina nesta terça-feira (12). O acerto do débito deve ser feito à vista com desconto de 3% ou o proprietário deve pagar, ao menos, a primeira parcela do imposto. 

Na quarta-feira (13), é a vez dos donos de veículos com placa final 4 recolher o IPVA 2010. O calendário vai até o dia 21 de janeiro, quando termina o prazo de pagamento para os carros com final de placa 0. Segundo a Secretaria da Fazenda, até as 16h30 de segunda-feira (11), foram registrados no sistema bancário 1 milhão de pagamentos. 

Tabela do IPVA

Na segunda (11), houve lentidão no pagamento - tanto por meio da internet, caixa eletrônico e boca do caixa - em alguns períodos do dia, o que também ocorre nesta terça-feira. Segundo um comunicado da Secretaria da Fazenda, a causa do problema foram os servidores da Prodesp, embora o sistema não tenha saído do ar. 

- Estes picos de demanda provocaram, em alguns casos, maior tempo de resposta dos servidores da Prodesp e [consequentemente de] espera para a geração de comprovante de pagamento nos guichês e terminais de autoatendimento. 

Com o problema, o prazo para o pagamento da cota única com desconto de 3% foi estendido até 21 de janeiro para donos de veículos com placa final 2. Entretanto, os contribuintes com carros com o mesmo final de placa que não conseguiram pagar a primeira das três parcelas do IPVA não serão beneficiados com o aumento do prazo.

Para estes proprietários, a opção é pagar a primeira parcela com multa, efetuar o pagamento integral, sem desconto, no dia 11 de fevereiro, ou o pagamento com desconto de 3% até o dia 21 deste mês. 

Outras taxas

Caso o proprietário do veículo queira liquidar o licenciamento, basta antecipar o pagamento da taxa – R$ 56,10 mais R$ 11 se optar pela entrega em casa via correios. Há três maneiras de pagar o licenciamento: na parcela única com desconto (em janeiro), na parcela única sem desconto (fevereiro) ou na terceira parcela do IPVA (em março). 

Em 2010, os proprietários de automóveis no Estado de São Paulo vão pagar, em média, 12,2% menos que no ano passado. Para as motos, a queda do imposto será de 9,8%. Juntos, carros e motocicletas são 85% dos cerca de 13 milhões de veículos que pagam o IPVA no Estado. 

Os donos de caminhões pagarão 7,7% menos; os proprietários de ônibus e micro-ônibus vão desembolsar quantia 4,1% menor. Para quem possui um utilitário, o recuo do imposto será, em média, de 7,5%. No geral, o valor do IPVA caiu 9,3%, retração explicada pela diminuição do valor venal dos veículos (veja o valor no site da Secretaria da Fazenda - www3.fazenda.sp.gov.br).


 
Veja Relacionados:  ipva,placa 3,fazenda,lentidão
ipva  placa 3  fazenda  lentidão 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping